segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Joelhos


Quantas vezes escutamos que alguém esta com problemas nos joelhos? Seja em casa, no trabalho, na academia, no futebol, até mesmo nas atividades diárias, por exemplo, subir escadas, correr para "pegar" o ônibus.

O joelho é uma articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela, o joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
A chave para uma articulação de joelho saudável é a estabilidade da articulação.

É capaz de realizar os movimentos de flexão, extensão e alguma rotação interna e externa. Suporta a maior parte do peso corporal em cada passada. Devido sua localização anatômica, é particulamente vulnerável a traumas, pricipalmente na pratica de esportes.

Na pratica de atividades que requeiram repetição constante de movimentos, podem ocorrer processos inflamatórios nos tendões, bursas e outras estruturas anatômicas pelo uso excessivo.

As mulheres fazem parte de um grupo onde são comuns o aparecimento de problemas nessa articulação, por conta da sua anatomia, costumam ser do tipo valgo, isto é, ligeiramente virados para dentro. Essa postura aumenta as chances de lesões como a condromalácia, um desgaste da cartilagem entre o fêmur, o osso da coxa, e a patela, antes conhecida como rótula. Já no homem, pela pratica do futebol, são mais comuns as lesões ligamentares e meniscos. Sendo que o aumento da pratica entre mulheres de espotes com alto empacto, anda aumentando as lesões ligamentares e de meniscos entre as mesmas.

Nem toda lesão de joelho necessita de ser tratada com cirurgia, muitas são possíveis de tratar com fisioterapia e repouso para evitar sobrecarga na articulação.

A melhor maneira de não ter problema não só no joelho, mas como em qualquer articulação, são os exercícios de prevenção. Vai como uma dica simples realizar os exercícios de propriocepção (receptores sensitivos que monitoram os músculos e articulações constantemente). Exemplo: colocar uma almofada no chão e se equilibrar em uma perna só. Desta forma, trabalhará vários músculos do joelho e tornozelo, além do próprio equilíbrio. Para aumentar o grau de dificuldade, pode-se realizar esse mesmo exercício de olhos fechados ou ainda deslocar o peso corporal em várias direções. Manter uma boa flexibilidade da musculatura, também pode evitar lesões.

FICA A DICA!!!
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA VOCÊ TER UM TREINO CERTO E SEGURO.




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Exercícios no trabalho

Estar feliz onde trabalha faz diferença. Afinal, a maioria da população passa mais tempo no emprego do que com a família. Empresas estão adotando rotinas para o profissional trabalhar mais contente. Melhores empresas investem no bem-estar dos funcionários.
Cada companhia tem uma cultura diferente, é preciso encontrar as pessoas que se identifiquem com essa cultura e também levar em conta a região que ela está instalada, pois o que dá certo em uma, pode não dar certo em outra, porém o que importa é ter credibilidade com a equipe e isso se faz pensando no bem estar do próximo.
Não estou falando somente da ginástica laboral, que é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, orientada ou supervisionada por um fisioterapeuta ou educador físico.  Algumas chegam a montar uma academia dentro da empresa, ou faz parceria com uma academia próxima, tamanha a importância e necessidade de se fazer exercícios físicos, o que melhora o rendimento do trabalhador, além de evitar doenças e lesões.

 Realizar dentro da empresa campanhas, grupos de estudos, corais, patrocinar projetos ambientais, montar uma equipe de corrida, confraternizações nas quais os empregados possam levar seus familiares. Essas estratégias também levam ao empregado uma sensação de bem estar e tornam o lugar onde se passa a maior parte do dia, um lugar de pessoas felizes e satisfeitas.  O que fazer para que isso aconteça? Não tem resposta pronta, mas a solução pode começar por uma mudança de cenário.
Segue alguns exercícios

VAMOS PRATICAR!!!!

sábado, 17 de setembro de 2011

Dicas pra você entrar no time da luta contra as doenças crônicas

Na correria do dia a dia, nesse mundo globalizado onde a tecnologia dita as coisas, nossas crianças estão cada vez mais sedentárias e isso acarreta um monte de problemas, e não só as crianças, os jovens e adultos também estão cada vez mais obesos, cada vez mais cedo aparecendo os problemas cardiovasculares, diabetes, desvios da coluna e problemas articulares, essas afirmações são comprovadas por pesquisas.

Aí mostra a importância da educação física nas escolas, isso ajuda e muito na prevenção de obesos, e é de suma importância. Para os adultos que levam uma vida trabalhadora, e alegam não terem tempo para fazerem atividades físicas, colocarei a seguir algumas dicas para que você também possa entrar no time da luta contra as doenças crônicas.
Dicas:
·         Levante um pouquinho mais cedo e alongue seus músculos.
·         Se seu trabalho não é muito longe, vá a pé ou de bicicleta para ele, além de fazer um ótimo exercício físico, poluirá menos o meio ambiente.
·         Se não tiver como deixar de usar o carro, estacione mais distante do local onde deseja ir.
·         Nos finais de semana, vá fazer uma caminhada com as amigas (os), por o papo em ordem em alguma praça, praia ou academia, além de distrair te fará muito bem.
·         Se mora em apartamento, use as escadas ao invés de elevador, use menos o controle remoto da sua televisão.
  •  Pra quem trabalha sentado, de tempo em tempo, levante-se e dê uma volta pela sala e/ou departamento.
  • Passeie com seu animal de estimação. Comece com 15 minutos, e vá aumentando 5 minutos a cada dia, até chegar a 60 minutos.
Para você que quer mais dicas de exercícios físicos, continue visitando o meu blog.
Para quem deseja um acompanhamento profissional especializado, ENTRE EM CONTATO.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O treinamento funcional

Para quem diz que não possui tempo para praticar exercícios físicos, seja qual for o motivo, existem treinos, por exemplo, os treinos funcionais, que não precisamos sair do conforto da nossa casa, com alguns materiais ou até mesmo o próprio peso corporal, conseguimos realizar treinos completos, para todo o corpo.


O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.


Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:
  • Equilíbrio;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Resistência;
  • Coordenação;
  • Velocidade.
O treinamento funcional utiliza diversos materiais como como Fit Bol, plataformas de equilíbrio, elásticos, pára-quedas para corrida, escada de coordenação, slide board,  jump, tornozeleira, pesos, step, fita para treinos em suspensão, bastões, entre outros .

Agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, pular e girar, são algumas atividades do treinamento. Enquanto na musculação se trabalha com cargas, no treinamento funcional o peso do corpo se torna um acessório, sendo trabalhado de forma integrada. 

Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento a qualificação dos profissionais.
Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional.

ANTES DE INICIAREM UM TREINAMENTO, PROCUREM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPECIALIZADO.




domingo, 11 de setembro de 2011

DORES NAS COSTAS

Se você já teve um episódio de dor nas costas, você não está sozinho: De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, 8 em cada 10 pessoas sofre de dor nas costas em algum momento de suas vidas. Na maioria das vezes, dor nas costas é provocada por algo pequeno, diz Venu Akuthota, MD, diretor do Centro de Coluna da Universidade do Colorado Hospital em Aurora, Colorado.Além das causas óbvias (sempre carregando uma bolsa muito pesada, por exemplo), os peritos dizem que os hábitos diários como curvar sobre o seu smartphone pode sobrecarregar a coluna e os músculos que rodeiam ao longo do tempo, causando dor e tornando-o mais vulnerável a ferimentos graves. Para parar a dor nas costas agora e evitar de fazer estas coisas.

Culpado n. º 1: Sua Cadeira de  Escritório , principalmente vc que fica sentado nela por miutas horas do dia . Sentar-se não só diminui o fluxo sanguíneo para os discos que amortecem sua coluna , mas coloca uma pressão 30% a mais sobre a coluna vertebral do que em pé ou caminhando, diz New York City quiroprático Sinett Todd, autor de A verdade sobre dor nas costas. Certifique-se de estiramento na sua mesa e se levanta toda hora para passear. Não assuma que cadeira com apoio lombar faz suas costas melhor de fato, para muitas pessoas, apoio lombar não fazem a menor diferença, especialmente se eles não estão posicionadas corretamente (na base da sua coluna ), diz Heidi Prather, uma medicina física e especialista em reabilitação e professor associado de cirurgia ortopédica e de neurologia na Universidade Washington School of Medicine, em St. Louis.
Não importa que tipo de cadeira que você se senta, certifique-se que sua cabeça esta reta (não inclinado para baixo) quando você está escrevendo ou lendo. Evite curvar-se e ajustar o seu lugar para que ele se inclina ligeiramente para trás para ajudar a aliviar parte da carga em suas costas, Sinett diz. E manter os pés firmemente plantados no chão. 


Culpado n. º 2: Os sapatos errados  Quando você coloca um sapato de salto alto seu pé atinge o chão em um movimento para a frente do dedo do pé ao invés do sapato de salto normal, enfatizando seus joelhos, quadris e costas, Sinett explica. "Usar saltos também altera o ângulo de seu corpo assim que o seu peso não está distribuído uniformemente ao longo da espinha", diz ele. Essa instabilidade pode configurá-lo para a dor e ferimento irradiando a partir dos joelhos até a sua costas.

Culpado n. º 3: O smartphone .A tecnologia móvel não tem sido bom para as costas e pescoço, Prather diz. "Estamos encurvando sobre laptops, iPads e smartphones o tempo todo", observa ela. "Esta posicao de cabeça para baixo os músculos do pescoço, e a dor pode estender-se pela sua espinha para a região lombar." Faça pausas freqüentes e tente olhar para frente, em vez de abaixar, ao mesmo tempo usando um laptop tablet, ou telefone. Você pode comprar um suporte para ajudar a segurar o seu laptop ou tablet em uma altura mais favorável para trás e ângulo. 


Culpado n. º 4: Quilos a mais.  até mesmo apenas algums quilinhos  extra em torno de sua  barriga, gordura na barriga ou a gravidez faz com que sua pélvis inclinar para frente e para fora do alinhamento, pois o seu organismo trabalha para se manter equilibrado. Isso pode causar tensão excessiva na região lombar. Aperte  o seu abdomem (como você está se preparando para um soco no estômago) para ativar os músculos do núcleo e tirar a carga dos discos lombares, segure 10 segundos, depois solte.  Faça isso várias vezes ao dia, até que isso se torne automático.
 
Se voce passou de  peso é o seu problema, considere comer mais grãos integrais que ajuda a baixar o peso : Um novo estudo da Universidade Tufts descobriram que aqueles que comiam três ou mais porções de grãos integrais por dia tinham 10% menos gordura abdominal em comparação com aqueles que comeram essencialmente nenhum grãos integrais.PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Culpado n º 5: O sutiã errado  . Mulheres com seios grandes, obviamente, levar mais peso na frente do que aqueles que têm seios pequenos. Isso pode levar a curvar e músculos do pescoço e as costas , Sinett diz. Um sutiã que ofereça a sustentação adequada pode realmente minimizar o peso para a frente e aliviar a dor, enquanto aquele que não pode exacerbar o problema.
A pesquisa mostra que muitas mulheres usam o sutiã de tamanho errado, mas o ajuste correto pode significar a diferença entre depressão e suporte.
 


Culpado n. º 6: A agenda louca.
Assim como o resto de nos, os músculos das costas ficam tenso quando você está estressado. Os músculos são projetados para contrair e relaxar, Sinett explica, mas quando você está estressado, eles podem contrair tanto que eles podem finalmente começar a ter espasmos. O estresse também aumenta a produção do hormônio cortisol, que aumenta a inflamação e pode levar a dores, diz ele.
Em cima disso, "o estresse crônico pode afetar a maneira como a pessoa percebe a dor", diz Alan Hilibrand, MD, porta-voz da American Academy of Orthopaedic Surgeons e professor de cirurgia ortopédica e neurológica do Jefferson Medical College, na Filadélfia. "Portanto, aqueles que estão estressados, muitas vezes, têm mais dificuldade em gerir a dor nas costas do que aquelas que não são." Menor impacto do exercício aeróbio (caminhada ou trabalhar em um elíptico) pode ajudar a aliviar dor nas costas e aliviar o stress, assim você pode vencer a dor para o bem.
 
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS PELO MENOS 3 X NA SEMANA, PARA UM FORTALECIMENTO DO CORE, E ACOMPANHADO POR UM PROFISSIONAL.

sábado, 10 de setembro de 2011

Exercícios Físicos e seus benefícios

A diferença entre um remédio e um veneno é a quantidade que se toma. Atualmente a medicina mostra que isso é verdade. Mas então o que fazer para evitar doenças?

Pesquisas feitas nos últimos anos alteraram todos os conceitos que existiam sobre a relação dos esportes à saúde. 70% dos gastos hospitalares mundiais são por causa de doenças causadas pelo sedentarismo. Só em 1992, a Organização Mundial de Saúde o reconheceu como uma doença. Quando a falta de exercício físico foi analisada a fundo, percebeu-se que ela fazia parte de um dos piores defeitos da humanidade.

Um estudo mostrou que um obeso que faz exercícios tem uma expectativa de vida maior do que um sedentário com o peso correto. Assim, indivíduos ativos com problemas de excesso de colesterol, com diabete ou com hipertensão morrem menos do que sedentários que não possuem nenhum desses males.

A importância da atividade física para melhorar a saúde e o bem-estar torna-se cada vez mais evidente. O que poucos têm é o conhecimento da importância do exercício na cura de doenças crônicas e no alívio de seus sintomas.
Várias doenças como artrite, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, insuficiência cardíaca, entre outros podem ser amenizadas com exercícios. A fisioterapeuta e professora da Universidade de Nova Iorque, Marilyn Moffat, comenta que pessoas que já apresentam estas doenças têm sua habilidade para enfrentar os problemas de saúde aumentada, graças à atividade esportiva.

Exercícios aeróbicos, por exemplo, ajudam a diminuir a pressão sangüínea em pessoas hipertensas e melhoram a circulação periférica em pessoas que apresentam problemas nas articulações e dores constantes. Uma pequena caminhada diariamente pode ser essencial para uma melhor qualidade de vida desses pacientes.

Problemas físicos também podem ser contornados com esportes específicos. A fisioterapeuta lamenta que a maioria dos pacientes com problemas no joelho, por exemplo, evite praticar atividades por medo de piorar a lesão e por desconhecerem a importância do exercício para o tratamento do problema.

Até depressão pode ser combatida com exercícios. Natalie Digate Muth, nutricionista e personal trainer, também enfatiza o benefício da ginástica para pacientes depressivos. Ela afirma que as atividades aumentam o convívio social e que a endorfina produzida pelo nosso organismo durante o exercício mantém um bom humor.

Espero que tenham gostado