sábado, 29 de outubro de 2011

Interiorizar uma vida saudável



Para muitas pessoas, vida saudável é evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo.

Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade.

Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma, por isso, aquele corpo dito como perfeito, pra você as vezes não é, ou não será possível chegar a ele, pois do fator genético não conseguimos escapar. Pensar no "corpo perfeito" como um corpo SAUDÁVEL. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.
  • Para que a pessoa possa ter um bem-estar físico, é necessário aprender como prevenir doenças, quais os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos REGULARES. Importante aprender os hábitos e horários corretos da boa alimentação e não menos importante, a boa mastigação e a etiqueta.
  • O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental. Saber equilibrar Trabalho e laser.
  • O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios.
  • Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião. Outras pessoas alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade. O importante é ter paz interior.
A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritária. A herança genética, geralmente não pode ser alterada. Nossos genes trazem informações arquivadas desde o nascimento como a possibilidade de uma vida longa ou curta e a incidência de doenças que muitas vezes não podemos evitar. Entretanto, com a aplicação dos conhecimentos atualizados da medicina e através da mudança dos nossos HÁBITOS de viver, podemos influenciar e modificar a trajetória de um determinado tipo de doença, essa transformação pode ser determinante para uma vida mais longa e saudável.

 Você pode pensar que irá necessitar de tempo, recursos e dinheiro. Muitas pessoas podem alegar que não possui nenhum desses pré-requisitos para começar esse projeto de mudança. Entretanto, mudança de atitudes e de hábitos para a boa saúde não exigem gastos de dinheiro, pelo contrário, pode até ser economizado. Pois, a pessoa saudável tem mais tempo para viver e economiza dinheiro porque previne doenças, evitando tratamento médico que envolve a compra de remédio por exemplo.

Não perca tempo, não é possível colher o que não foi plantado, sempre colhemos o que semeamos. O resultado de todo esse esforço do bem-estar diário é o que chamamos de FELICIDADE. A felicidade não é o objetivo final. A felicidade é todo esse caminho, o dia-a-dia, a trajetória de toda a nossa vida.


Como a minha área é a do MOVIMENTO, digo com toda certeza que quem deseja ser saudável, não pode prescindir do exercício e atividade física.

PROCURE SEMPRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.



sábado, 22 de outubro de 2011

Protusão Discal, Hérnia de Disco e Exercícios

O Dicionário Médico Ilustrado Dorland define a hérnia como sendo a protusão anormal de um órgão ou outra estrutura do corpo através de um defeito ou uma abertura natural em um invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso. Portanto, toda hérnia é uma protusão. Mas nem toda protusão é uma hérnia.

Para que se constitua em hérnia, a protusão deve ir além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso; ou rompê-lo. Essa é a diferença entre protusão discal e hérnia de disco. Na chamada protusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral, e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém, conforme mostrado na figura abaixo.



A hérnia de disco é mais comum do que podemos imaginar. Embora tenhamos discos entre todas as vértebras — cervical, torácica ou lombar —, a  mais comum é a da região lombar. Entre a quarta e quinta vértebra lombar; e a quinta lombar e primeira sacral. 

Causas da Hérnia de Disco

Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente.
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir, realizar frequentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar.


  • Trabalho físico pesado


  • Postura de trabalho estática


  • Inclinar e girar o tronco frequentemente


  • Levantar, empurrar e puxar, com uma postura errada


  • Trabalho repetitivo

  • São outras causas comuns.
    Sintomatologia
    • Disco cervical:
      • Dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula;
      • Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento (parestesia).
    • Disco lombar:
      • dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo;
      • dor acentuada ao espirrar, levantar peso, etc.;
      • deformidade postural da coluna;
      • dificuldade para andar e flexionar a coluna;
    Quando o caso é mais grave, a pessoa tem dificuldade para andar, se ficar na ponta do pé, por exemplo, pode perder o equilíbrio. Muitas vezes a pessoa fica em pé mas fica torta, para abrir espaço na coluna, aliviar a compressão da hérnia e a dor.

    Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna, mas quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo.

     A musculatura das costas ajuda a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar em pé. Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais do homem. O mais importante é prestar atenção à postura e não carregar peso de maneira errada. Primeiro é preciso dobrar o joelho e o quadril, como se a pessoa ficasse de cócoras. Depois trazer o peso para cima do joelho, e aí sim levantar.  Além disso, alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna — são as mais indicadas.

    O exercício em si não provoca a protusão discal, nem a hérnia de disco, a não ser que a pessoa faça movimentos repetitivos de forma errada, com a postura errada. É importante antes de começar os  exercícios, fazer um aquecimento global, tomando os cuidados para não sobrecarregar a coluna,  manter o alinhamento articular, e a estabilização do tronco. Fazer exercícios não é apenas mexer o corpo, tem que pensar e manter a concentração no momento da execução.

    PROCURAR  SEMPRE UM PROFISSINAL ESPECIALIZADO.

    Ter um profissional e só você como aluno é 100% de segurança e aproveitamento nos exercícios.



    sábado, 15 de outubro de 2011

    Metabolismo - O que é? E como funciona?



    Nosso organismo se assemelha a uma máquina. Entretanto, diferentemente das máquinas, nosso corpo apresenta a capacidade de se reciclar. Assim, tenha a certeza de que seu organismo não é o mesmo de um ano atrás, e nem será o mesmo no próximo ano.
     
    Muito se escuta sobre metabolismo, como por exemplo "eu engordo porque meu metabolismo é lento". Sendo assim decidi esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo.

    Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

    O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como respiração e digestão, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. Esse valor é chamado de taxa metabólica basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.

    Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.

    O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres.

    Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia - todos os dias.

    Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

    Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso.

    O perigo dessas dietas onde se perde peso muito rápido é que não se perde apenas gordura, perde-se massa muscular também, e perdendo músculo o metabolismo é alterado, deixando-o mais lento, podendo entrar no efeito sanfona.
    (1) Tecido muscular: São fundamentais por causa de todos os fatores citados acima.

    (2) Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia.

    (3) Nível de atividade: É importante, mas não faz tanta diferença se você não compatibiliza a sua alimentação com o seu gasto calórico.

    (4) Escolha dos alimentos: Por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.

    (5) Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo pise no freio.

    (6) Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo.

    (7) Produção e função dos hormônios: Antes de culpar a tireóide chamando-a de "preguiçosa", estabilize o nível de açúcar no sangue (taxa de glicose) e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana.

    (8) Estresse: O estresse também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

    Você pode perder tecido muscular devido à falta de atividade física,  para esse fim (musculação) ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada.

    Ao mesmo tempo que ingerir alimentos de baixo teor calórico o dia inteiro não é eficaz para o emagrecimento. No início da sua "dieta das folhas" o seu organismo vai normalmente estar com um metabolismo mais alto. Isso vai ser ótimo porque você vai perder peso durante os primeiros dias e pensar que está no caminho certo. Só que com o passar do tempo o seu metabolismo vai diminuindo, e essa dieta passa a não surtir mais efeito.

    Você fica cansado de comer folhas e volta a comer normalmente o que comia antes. Você acaba engordando tudo de novo. Isso vale para qualquer dieta, seja ela dos sucos, do abacaxi, da melancia, e de qualquer outra dessas "dietas da moda".

    A melhor solução para emagrecer é aumentar o seu metabolismo e se livrar do excesso de gordura. Não dê ouvidos aos pessimistas que sempre colocam a perda de gordura como uma coisa difícil e inacessível.

    Não é necessário fazer uma dieta super rígida. É possível comer o que gosta se você ingerir apenas a quantidade da qual o corpo precisa. Comer além do que o necessário é que faz com que o corpo acumule gordura.

    Com relação aos exercícios, é muito importante a prática tanto de exercício aeróbicos como exercícios anaeróbicos (musculação) pelos motivos que já coloquei aqui. A musculação é fundamental para manter e desenvolver a musculatura, que é o mais importante para quem quer acelerar o metabolismo e promover a perda de gordura.

    Por isso, PROCURE UM ESPECIALISTA, SEMPRE! Nutricionista + Personal Trainer



    http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=43
    

    quarta-feira, 12 de outubro de 2011

    Canelite, inimigo do corredor

    Quem ao praticar uma caminhada ou corrida ainda não sentiu aquela dorzinha chata na canela?

    Parte dos corredores de médias e longas distâncias apresentam dor nessa região. Na perna, mais precisamente na região da canela, existem dois ossos: a tíbia e a fíbula.

    Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Tibialgia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tibia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo e corrida.

    Quando se anda ou corre, nas etapas em que o tornozelo faz a flexão dorsal (o pé dobra-se em direção da perna), a fíbula faz um ligeiro movimento para cima, este movimento irá gerar uma tensão na membrana interóssea. Quando este tipo de estímulo passa a ser exagerado e repetitivo, provoca um estresse constante na membrana que irá ocasionar a dor, edema local além de um processo inflamatório crônico, a canelite. Na maioria dos casos essa dor piora gradualmente durante a prática do exercício, e, melhora quando o corpo está bem aquecido, retornando ao final do exercício.

    Dicas:
    • Dê preferência a tênis de corrida flexíveis na parte frontal. Troque o tênis de corrida sempre que usá-lo de 550 a 800 km;
    •  Não aumente o seu volume de treinamento drasticamente ou faça treino de velocidade prematuramente;
    • Concreto é seis vezes mais severo para os seus tecidos da tíbia do que o asfalto. O asfalto é três vezes mais severo do que a terra batida. A grama é ainda mais macia, e diminui significativamente o risco de inflação na região da tíbia;
    • Trabalhe a flexibilidade e fortaleça além da panturrilha os músculos da região anterior da perna (movimento contrário ao da panturrilha - a ponta do pé vai em sua direção);
    •  Cometeu um erro no treinamento e está com a canela doendo? Coloque gelo e massageie o local com antiinflamatório tópico;
    • Não se esqueça de fazer o desaquecimento, ou volta a calma... Provavelmente a parte do treino mais negligenciada;
    • Não corra com dor;
    • Pisada com o pé em pronação durante a corrida (repare se seu tênis fica mais desgastado na região interna) pode levar a canelite.
    Faça seu treinamento com um profissional capacitado
    Em caso da dor não passar, procure um profissional qualificado (médico e fisioterapeuta do esporte).

    O importante é seguir sempre um treino específico para você, pois cada indíviduo é único!

    MEXA-SE!!!!


    sexta-feira, 7 de outubro de 2011

    Excesso de peso e Obesidade

    A obesidade é hoje um dos maiores problemas de saúde pública, o peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças.

    Há mais de um bilhão de adultos com excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhões são obesos. A obesidade e o excesso de peso são fatores de risco relevantes para o surgimento de doenças crônicas, como diabete tipo 2, cardiopatias, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de câncer. As principais causas do problema são o consumo crescente de dietas com alta densidade energética, ricas em gorduras saturadas e açúcares, além de atividade física reduzida. Aproximadamente 90% das pessoas com diabete tipo 2 são obesas ou têm excesso de peso. O índice de massa corporal acima do ideal contribui para cerca de 58% do diabete, 21% das cardiopatias isquêmicas e entre 8% e 42% de certos tipos de câncer.
    A prevalência e o excesso de peso são avaliados pelo índice de massa corporal (IMC), definido como o peso em KG dividido pela altura ao quadrado, em metros. ( Kg/m²) IMCs superiores a 25 significa excesso de peso. Superiores a 30, obesidade.

    A obesidade relaciona-se com dois fatores principais: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.

    A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida.

    Para emagrecer, deve-se pensar sempre, em primeiro lugar, no compromisso de querer assumir o desafio, pois manter-se magro, após o sucesso, será mais fácil.  

    O sedentarismo é a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse simples motivo, a atividade física tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doença.

     EXERCÍCIO FÍSICO +  INTERVENÇÃO NUTRICIONAL +  INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA + SUPORTE FISIOTERAPÊUTICO + SUPORTE CLÍNICO = MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA
    Além da combinação exercícios fisicos + nutrição balanceada + os suportes que citei acima, existem uma vasta gama de tratamentos auxiliares, que vão desde acupuntura, balão intragastrico, até a cirurgia. 

    Dicas:
    • Obedeça rigorosamente ao horário das refeições. Jamais pule refeições.
    • Quando, fora dos horários, surgir a vontade de comer, busque uma alternativa (caminhada, exercícios físicos etc.) que reduza a ansiedade.
    • Antes de cada refeição, planeje o que você vai comer e prepare cuidadosamente a mesa e o prato.
    • Preste a máxima atenção ao ato de comer. Não coma enquanto lê ou assiste televisão.
    • Mastigue bem e descanse o garfo entre cada bocada. Isso ajuda a controlar a ansiedade.
    • Jamais faça compras em supermercados de estômago vazio, para não encher o carrinho com guloseimas.
    • Não estoque comidas tentadoras (doces, sorvetes, salgadinhos) em casa. Tenha sempre à mão opções saudáveis.
    • Não vá a festas de estômago vazio. Se, chegando lá, você não resistir à tentação de comer alguma coisa, escolha aquilo de que mais gosta e dispense o resto.                       
    BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

    I) DIMINUIÇÃO DA MASSA GORDA E MANUTENÇÃO / AUMENTO DA MASSA MAGRA;
    II) MELHORA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR;
    III) ATENUAÇÃO DAS COMORBIDADES ASSOCIADAS A OBESIDADE;
    IV) MELHORA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS.

    PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO.                



     

       

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Manguito rotador ( ombro)

    Um dos maiores causadores de dor no Ombro é a lesão do Manguito Rotador (conjunto de 4 músculos: subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor). Esses músculos cobrem a cabeça do úmero (parte do osso do braço que se conecta com a Cintura Escapular: escápula e clavícula); e são responsáveis pela estabilização, força e mobilização.

    O trabalho do manguito rotador é essencial especialmente em atividades repetidas de suspensão acima da cabeça, como arremessar e nadar, citando algumas práticas esportivas. É muito frequente estas atividades serem realizadas com técnica deficiente, com fadiga muscular ou com o aquecimento e condicionamento inadequados, e o grupo muscular do manguito rotador, principalmente o supra-espinhal, acaba não conseguindo estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero na cavidade glenóide, originando outros problemas, como tendinite e fricção do manguito rotador dentro do espaço subacromial.
    Em 75% de casos de dor no ombro, a principal causa é o tendão do supra – espinhal do manguito rotador. A lesão do supra-espinhal ocorrem geralmente por movimentos repetidos, violentos ou acima da cabeça.

    Tipos de lesões de ombro relacionadas ao manguito rotador:
    • Instabilidade do ombro
    • Síndrome do impacto
    • Síndrome do pinçamento
    • Bursite Subacromial, causadas por: queda, golpe no ombro ou ruptura do supra-espinhal, movimentos repetitivos e inflamação do tendão subjacente.
    • Espessamento da bolsa subacromial, com os mesmos sintomas da ruptura do manguito; fraqueza na elevação e rotação externa.
    • Tendinite calcificante
    • Tendinite por sobrecarga de tração
    • Capsulite adesiva (ombro congelado).
    • Síndrome de TUBS
    No dia a dia, acostumamos colocar no músculo trapézio todo o estresse e as tensões, e sem perceber vamos comprimindo os ombros e trazendo eles cada vez mais perto das orelhas. Mas, se você prestar atenção, vai sentir que ao dirigir os ombros estão tensos, ao atender o telefone, ao cozinha, e é esse acúmulo de tensões que irá causa as dores no pescoço e nas costas. O problema maior é que, esse novo hábito de mater os ombros elevados vai influenciar nos movimentos dos braços. Tudo porque na articulação do ombro tem uma pontinha saliente na parte superior (o acrômio) e, quando o ombro está elevado, essa pontinha vai deslizar à frente podendo pinçar o nervo ou o tendão que passa por baixo dela indo em direção ao braço. Esse pinçamento ou compressão, poderá trazer lesões caso o braço seja elevado acima da altura dos ombros com uma sobrecarga, isto é, se você estiver carregando algo pessado; podendo até ocasionar ruptura parcial ou total do tendão.
    Isso demosntra um desequilíbrio nas musculaturas envolvidas. Devemos treinar para manter o EQUILÍBRIO.

    Quando estamos com dor, ao evitar o movimento, o ombro se enfraquece e a dor aumenta, porém ao tentar mexer, o ombro reclama, virando um ciclo vicioso. Essa tensão muscular pode levar a tendinites e outras inflamações, pois o músculo não consegue descansar e se recuperar. Você passa a ter dor ao dormir. Um médico irá lhe receitar um relaxante muscular e um anti-inflamatório. Em casos mais graves pode ser
    necessária a imobilização.

    Musculação e o ombro
    Quando a lesão sai do estágio agudo deve-se começar a fortalecer e aumentar a amplitude de movimento, numa primeira fase, os exercícios devem ser feitos sem sobrecarga (peso). Uma maneira de se fazer isso é utilizar um elástico ou o theraband.
    Precisamos realizar alguns testes funcionais, para saber qual/quais dos músculos do manguito rotador está mais forte, fraco ou encurtado.
    O redondo menor e o infra espinhoso são responsáveis pela rotação externa, subescapular responsável pela rotação interna e o supra espinhal pela abdução do ombro. Sabendo qual movimento que cada músculo produz e sabendo também o desequilíbrio que há,  conseguimos um treino específico para cada caso.  

    PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO.




    http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguito_rotador
    http://tatipilates.wordpress.com/2008/05/01/dor-no-ombro-e-o-manguito-rotador/