sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como passar pelo fim do ano e férias sem abusos e Metas para um novo ano


No último dia do ano fazemos um balanço do que foi bom e o que gostaríamos de mudar, daí sempre entram praticar mais atividades físicas e emagrecer. Eu acredito em prioridades, então, PRIORIZE SUA SAÚDE.

* Estabeleça metas concretas

* Crie uma recompensa que receberá ao conquistar seu objetivo. Pense em algo que gostaria de ganhar de presente e, quando tiver alcançado sua meta, presenteie-se.

* Tenha um professor de Educação Física. Um profissional será importante para orientá-lo e também para dar incentivo sempre que a motivação oscilar

* Cumpra sua agenda de treinos com a mesma seriedade que faz com seus compromissos profissionais.

No fim do ano e nas férias as festas e reuniões entre amigos costumam ser mais frequentes. Fica quase impossível fugir das confraternizações em restaurantes e bares e, principalmente, de algumas bebidas alcoólicas.

A grande verdade é que quem planeja fazer exercício de alto rendimento deve evitar o consumo de álcool. Mas para não atletas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera bebedores moderados os homens que ingerem até 21 unidades de álcool por semana e mulheres que ingerem até 14 unidades.

Cada unidade de álcool equivale a cerca de 10 a 12g de álcool puro. Ou seja, o homem pode tomar até 2 latas de cerveja ao longo do dia e a mulher apenas uma lata. Qualquer quantidade acima disso, é considerada prejudicial para o organismo.

 Investa mais no social e deixe a comida um pouco de lado. O ideal é não chegar ao local da confraternização com fome e sempre fazer uma alimentação antes do encontro. É preferível abusar um pouquinho várias vezes e retomar os cuidados no dia seguinte a cometer grandes abusos de uma só vez.

Quem pratica exercícios com regularidade talvez não sinta tanto os prejuízos dos abusos do fim de ano e férias quanto aqueles que não têm o hábito de se exercitar. Entretanto, o ideal é não deixar de treinar ao longo das semanas de intensa movimentação social.

Não coma e nem beba nada que vá lhe causar arrependimentos..

Mudança de hábito requer vontade, mas principalmente esforço e comprometimento. Tente se imaginar como você estará daqui um ano. ok?

MEXA-SE ..Ano novo, vida NOVA!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A influência das tecnologias no sedentarismo


Hoje em dia as pessoas andam de carro ou transporte coletivo ao invés de caminharem, andam de elevador ao invés de usarem escadas, permanecem sentadas a maior parte do seu tempo livre ao invés de praticarem alguma atividade física. E logo cedo as crianças trocam as brincadeiras do dia a dia (correr, jogar bola, etc.) pelo videogame e o computador, tornando-se assim pessoas sedentárias e quando adolescentes  ao invés de saírem para os "roles com a galera" ficam em suas casas conversando pelo MSN ou chats de relacionamento, alguns chegam a passar todo o dia navegando na internet.

Os adolescentes e jovens adultos alegam não possuir muito tempo livre para as atividades físicas, por se ocuparem com os estudos, que costumam ser bastante intensos nessa época. Outros confessam não gostar da prática, desinteresse que pode ser comum na adolescência, causado pelo tão presente "tédio" e contribuído pelo computador.


A falta de atividade física é muito prejudicial à saúde. "Várias doenças podem ser desenvolvidas pelo sedentarismo: obesidade, diabetes, hipertensão, doenças ósteoarticulares e depressão"

Estar em atividade ajuda não só o corpo como também pode proporcionar uma vida mais feliz, saudável, evita a depressão e previne para que no futuro não apareçam doenças frequentes à idade avançada. Por isso é importante começar desde cedo a se exercitar, a partir de 6 meses de idade pode começar a praticar, desde que seja uma atividade específica para idade.

POR ISSO, MEXA-SE..
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO..

sábado, 17 de dezembro de 2011

VAIDADE x saúde - Cirurgia Plástica


O aspecto psicológico é fundamental quando o assunto é cirurgia plástica. Vaidade, auto-estima e autovalorização são alguns dos sentimentos que estão ligados à busca por alterações físicas.

Cirurgia Estética ou Reparadora?

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento por exemplo, como uma orelha proeminente ou em abano, outro caso como uma mama flácida que pode lhe dificultar um relacionamento afetivo. Situações que nao lhe causam prejuizo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Atualmente, as duas cirurgias plasticas esteticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e o implante de protese de silicone nos seios.

A prática dos exercícios após a cirurgia, ajudam na manutenção dos resultados da plástica e melhoram o contorno corporal. A cirurgia plástica muda a vida de um indivíduo, mas não vai transformá-lo completamente e muito menos resolver, em um passe de mágica, questões financeiras, pessoais e profissionais.
Iniciar um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada é fundamental, pois quando a pessoa não segue este plano, a tendência é que volte a engordar e a se sentir insatisfeita, como antes da cirurgia.

 O paciente não deve retomar os exercícios por conta própria, é essencial o acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico especializado na decisão e procedimento. 

Sendo assim, os exercícios físicos fazem parte de uma série de medidas que podem potencializar os resultados por tonificar a musculatura bem como para servir de auxílio na manutenção dos resultados.

Os exercícios físicos auxiliam na prevenção do aparecimento da flacidez muscular, diminuem a gordura corporal, entre outros benefícios a sua saúde,  por isso pensem bem antes de qualquer cirurgia, todo procedimento possue riscos.


Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Tipo de Cirurgia Plástica
Atividade Física
Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizadas após 1 mês. Esportes de contato, tênis e outros devem ser evitados por 2 meses.
Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após 3 semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados por 4 a 6 semanas.
Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas por 3 a 4 semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola dever ser evitado por, pelo menos, 2 meses.
Otoplastia (orelha em abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizados após 1 mês.
Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após 3 semanas, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso,corrida, tênis e outros esportes com bola, é permitido após 2 meses.
Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após 3 a 4 semanas.
Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada por 2 meses. Esportes que utilizam somente braços, podem ser retomados após 3 a 4 semanas.


Fonte: Livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente


 


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Saúde x Vaidade - Anabolizantes




Verão chegando, aumenta o número de praticantes nas academia e todos querem resultados pra ontem.

Imaginem a cena: você na academia fazendo a sua série de musculação. Só que você não está satisfeito porque, por mais que saiba que o seu treinamento vai dar certo, gostaria que o resultado fosse imediato. Ao ouvir suas reclamações, um cara daqueles que treinam 24 horas por dia na academia se aproxima e oferece um produto que vai lhe dar esse resultado imediato. Qual é a sua reação?

Antes de tomarmos qualquer atitude, temos de saber que os anabolizantes ou esteróides anabólicos são substâncias químicas sintéticas. Semelhantes ao hormônio masculino testosterona, ajudam a aumentar a velocidade do metabolismo do nosso corpo. Quando administrada no organismo, essa substância entra em contato com as células do tecido muscular e age aumentando o tamanho dos músculos. As pessoas que a consomem ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico. Mas tudo isso pessoas sadias, bem alimentadas e com atividade física adequada também ganham, uma vez que o organismo executa perfeitamente todas essas funções.

O uso dos esteróides em larga escala e em altas doses com fins estéticos vem ocorrendo entre os freqüentadores de academias sem que eles saibam dos malefícios que esses medicamentos podem causar.

A melhora que os anabolizantes podem proporcionar não é significativa em face dos seus numerosos efeitos colaterais, que trazem graves consequências.

As superdosagens que alguns atletas, principalmente os praticantes do fisiculturismo, se administram - essas dosagens ultrapassam as terapêuticas em até 15 ou 20 vezes - e a utilização desses medicamentos por um tempo prolongado podem tornar os efeitos colaterais irreversíveis.

Mas como a droga age?

A maioria dos anabolizantes esteróides ativa o metabolismo protéico, que, associado a exercícios físicos, aumenta a massa muscular e a força. Tanto homens quanto mulheres produzem a testosterona, estas em quantidade muito menor. A hipófise, glândula localizada no cérebro, produz uma substância chamada gonadotrofina, que avisa aos órgãos reprodutores que é necessária a produção de testosterona. Mas, quando se consome a testosterona sintética, o organismo suspende o comando de liberação de gonadotrofina pela hipófise e, consequentemente, as funções dos testículos, onde se produzem o hormônio e os espermatozóides. Por isso, o uso de anabolizantes causa infertilidade, que, na maioria das vezes, é irreversível mesmo com a suspensão do uso da droga. Esse descontrole hormonal desencadeia outros processos sexuais secundários, como o surgimento de mamas, acne e a mudança do tom de voz, que fica mais grave.

Os anabolizantes ainda sobrecarregam o fígado, e qualquer tipo de tumor que porventura ali exista terá seu desenvolvimento acelerado pela droga.

Essa substância causa ainda uma alteração dos níveis de colesterol, reduzindo o chamado colesterol protetor (HDL) e aumentando o colesterol causador do infarto do miocárdio (LDL). Surgem também problemas cardíacos, acarretados pela hipertensão que atinge praticamente 100% dos atletas anabolizados. O coração envelhece cada dia mais rápido, levando à insuficiência cardíaca.

No sistema locomotor, o que ocorre frequentemente é um rompimento das inserções musculotendinosas, que se tornam relativamente frágeis para suportar a tração de um músculo cuja força foi bastante ampliada, em função do aumento desproporcional da massa. Os esteróides também interferem no metabolismo do tecido ósseo, alterando o equilíbrio do cálcio. O osso perde a sua elasticidade e tende a sofrer fraturas.

O maior exemplo da ação nociva dos esteróides sobre o nosso corpo é o fisiculturista número 1 da Alemanha, Andréas Munzer. Quando morreu, seu corpo se assemelhava a uma massa disforme de carne crua. O estômago de Munzer sangrou até a última gota. Rins e fígado não resistiram às substâncias químicas que ele vinha tomando para redesenhar a sua massa muscular.

O atleta, quando entra no circuito dos anabolizantes, não procura orientação médica, nem se orienta com um profissional capacitado. Segue somente o que seus amigos de treino falam. Geralmente quem indica os anabolizantes são atletas veteranos, que recomendam as substâncias que eles mesmos já utilizam, sem se importar com os danos que causam.

Será que, por vaidade pessoal, vale a pena correr todos esses riscos? Sabe-se que apenas com treinamento, sem o uso de esteróides anabolizantes, pode-se conseguir bons resultados. Basta apenas ter paciência.

Não use drogas. Se fizer isso, o seu corpo pode até ficar belo por fora, mas lá dentro seu organismo não será mais o mesmo.

Depois de toda essa explicação, a sua reação seria a mesma? Você aceitaria o produto, mesmo sabendo que ele faz mal (e como!) ao seu organismo?

MEXA-SE, ANO NOVO VIDA NOVA, ORGANIZE-SE!!
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO!


sábado, 3 de dezembro de 2011

Dez dicas para se proteger do câncer


1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.
4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.  Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.
5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o  preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
Dicas básicas e fáceis de seguir, programe-se ANO NOVO VIDA NOVA!!
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO.