domingo, 29 de janeiro de 2012

Câimbras, o que as provocam?



São contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.

As câimbras podem aparecer esporadicamente durante exercícios intensos, conhecida como “câimbra do esportista”, que surge em razão do excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares.  As câimbras frequentes merecem uma investigação médica, pois elas podem ser de origem vascular, neuromuscular ou metabólica
Outro tipo muito comum são as câimbras noturnas idiopáticas – sem causa aparente – que ocorrem principalmente nos membros inferiores. Normalmente não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o problema e para esses casos recomenda-se um programa de alongamento diário de 15 minutos antes de dormir, o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio, uma boa hidratação durante o dia e evitar o sedentarismo
Algumas ações ajudam a aliviar as câimbras como massagear a área afetada, pois alivia a dor e auxilia no estímulo a corrente sanguínea.
Alguns medicamentos como os diuréticos, podem induzir as câimbras e caso elas ocorram sem motivo aparente é aconselhável consultar um especialista.

Vale lembrar que alguns indivíduos atribuem a falta de potássio no organismo como causador das câimbras, mas o que ocorre é que os baixos níveis de potássio podem causar contrações involuntárias, mas o principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. No entanto, é a falta do cálcio e do magnésio as causas principais das câimbras. Já nas pessoas acima de 60 anos, as câimbras podem ser sinal de aterosclerose e diminuição da circulação sanguínea com obstrução do fluxo por placas de colesterol.

Para prevenir as câimbras é importante praticar exercícios físicos com frequência e com intensidade adequada; beber muito líquido durante os exercícios; alongar os músculos; não exagerar na capacidade de peso; descansar os músculos após um treino intenso; ingerir líquidos que contenham eletrólitos e consumir alimentos que contenham minerais, como frutas e vegetais.

http://www.melhoramiga.com.br/2010/04/saiba-o-que-provoca-a-caimbra/





Nenhum comentário:

Postar um comentário