domingo, 29 de janeiro de 2012

Câimbras, o que as provocam?



São contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.

As câimbras podem aparecer esporadicamente durante exercícios intensos, conhecida como “câimbra do esportista”, que surge em razão do excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares.  As câimbras frequentes merecem uma investigação médica, pois elas podem ser de origem vascular, neuromuscular ou metabólica
Outro tipo muito comum são as câimbras noturnas idiopáticas – sem causa aparente – que ocorrem principalmente nos membros inferiores. Normalmente não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o problema e para esses casos recomenda-se um programa de alongamento diário de 15 minutos antes de dormir, o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio, uma boa hidratação durante o dia e evitar o sedentarismo
Algumas ações ajudam a aliviar as câimbras como massagear a área afetada, pois alivia a dor e auxilia no estímulo a corrente sanguínea.
Alguns medicamentos como os diuréticos, podem induzir as câimbras e caso elas ocorram sem motivo aparente é aconselhável consultar um especialista.

Vale lembrar que alguns indivíduos atribuem a falta de potássio no organismo como causador das câimbras, mas o que ocorre é que os baixos níveis de potássio podem causar contrações involuntárias, mas o principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. No entanto, é a falta do cálcio e do magnésio as causas principais das câimbras. Já nas pessoas acima de 60 anos, as câimbras podem ser sinal de aterosclerose e diminuição da circulação sanguínea com obstrução do fluxo por placas de colesterol.

Para prevenir as câimbras é importante praticar exercícios físicos com frequência e com intensidade adequada; beber muito líquido durante os exercícios; alongar os músculos; não exagerar na capacidade de peso; descansar os músculos após um treino intenso; ingerir líquidos que contenham eletrólitos e consumir alimentos que contenham minerais, como frutas e vegetais.

http://www.melhoramiga.com.br/2010/04/saiba-o-que-provoca-a-caimbra/





sábado, 21 de janeiro de 2012

A importância do suor para nosso corpo, suar emagrece?



É um fato consumado que os seres humanos são homeotérmicos, isto quer dizer que temos a capacidade de manter nossa temperatura corporal constante, em torno de 36,5ºC a 37,5ºC. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37,5º C, o suor age como um mecanismo de refrigeração.
A ciência demonstra que durante o exercício, o fluxo de sangue na superfície corporal (pele) é aumentado em função da maior produção de calor interno, então esse sangue que está muito quente no interior do corpo busca essa superfície para se resfriar3.
A função do suor está relacionada à manutenção do resfriamento da pele, pois é de vital importância que esta pele não esteja aquecida para que haja a perda de calor do corpo para o meio ambiente. Então, essa pele mais fria faz com que o grande fluxo de sangue ao passar por ela perca calor, e então volte menos quente ao interior do corpo, para irrigar, principalmente, os músculos e os órgãos envolvidos no exercício1,2.

É devido ao mecanismo explicado anteriormente, que as pessoas de pele mais clara ficam extremamente vermelhas quando realizam atividades físicas, principalmente sob forte calor.
Vale lembrar que é fundamental não bloquear este processo usando roupas pesadas, recomenda-se usar sempre roupas leves ao praticar qualquer atividade física mais intensa, assim o suor pode sair à vontade. Caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga e quando a transpiração for excessiva e o processo não ocorrer adequadamente, pode levar à desidratação, queda de pressão e até desmaios.
A quantidade de suor produzida depende de nosso estado emocional, do tipo de atividade física, pode ser produzido em resposta a um estímulo nervoso, elevação da temperatura do ar e exercícios físicos.
É evidenciado, que a quantidade de suor aumenta de acordo com a intensidade e o tempo de exercício.
Quando a água do suor evapora, ela deixa os sais (sódio, cloreto e potássio) sobre a sua pele, e é por isso que ela parece salgada. A perda de quantidades excessivas de sal e água de seu corpo pode desidratá-lo rapidamente, o que pode levar a problemas circulatórios, falência dos rins e insolação. Assim, é importante beber muito líquido durante os exercícios físicos e ao ar livre sob altas temperaturas. As bebidas isotônicas contêm sais para repor essa perda. Leve sempre sua garrafinha e toalha.
A diminuição da temperatura ambiente também provoca a diminuição da umidade relativa do ar, um dos motivos pelo qual a maioria das pessoas não transpiram durante a prática esportiva em ambientes com Ar Condicionado. É importante mantermos um ambiente climatizado, pois como já comentei suar é importante.
O suor não é nada mais nada menos que o resultado da temperatura interna do nosso corpo. Suar não emagrece, você emagrece quando seu corpo gasta mais calorias do que você consome a receita é simples e básica, gastar mais do que ingeriu, emagreceu!
Suor excessivo
O suor excessivo, geralmente nas palmas das mãos ou axilas, que não for causado por atividade emocional ou física, frequentemente, esse tipo de suor representa uma condição embaraçosa. Suas causas são desconhecidas, mas pode estar condicionada a:
·   desequilbrios hormonais (por exemplo, a menopausa)
·   glândula tireóide hiperativa (o hormônio da tireóide aumenta o metabolismo do corpo e a produção de calor)
·   determinados alimentos e remédios (por exemplo café, com sua grande quantidade de cafeína)
·   hiperatividade do sistema nervoso simpático

Essa condição pode ser tratada por remédios e procedimentos cirúrgicos.

Não adianta fazer exercícios só de vez em quando. É preciso manter uma rotina e ter disciplina para garantir resultados estéticos e principalmente para a saúde
 O exercício físico quando realizado de forma adequada, ou seja, dentro dos princípios científicos assegura a integridade física do praticante.

MEXA-SE

BIBLIOGRAFIA:
1. Brooks G, Fahey TD, White TP, Baldwin KM. Exercise Physiology: human bioenergetics and its applications. 3ª ed. New York: Mc Graw Hill; 1999.
2. Foss ML, Keteyian SJ. Fox Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000.
3. Gonzalez-Alonso J, Teller C, Andersen SL, Jensen FB, Hyldig T, Nielsen B. Influence of body temperature on the development of fatigue during prolonged exercise in the heat. J Appl Physiol. 1999;86:1032-9.
http://saude.hsw.uol.com.br/suor.htm




sábado, 14 de janeiro de 2012

Como atrasar nosso relógio biológico


Olá, mais uma  publicação do nosso blog, achei muito interessante esta matéria sobre como atrasar nosso relógio biológico do jornal O Globo..segue a mesma. 


O sonho de unir longevidade e qualidade de vida está cada vez mais próximo. Pesquisadores garantem que o ser humano capaz de viver 150 anos já nasceu, e o IBGE diz que a expectativa de vida no Brasil deve chegar a 81 anos em 2050. Exames médicos sofisticados começam a adiar as ameaças à vida: em três ou quatro anos, por exemplo, deverá ser possível fazer o sequenciamento do genoma de cada pessoa e tratar a partir dele os problemas relacionados ao envelhecimento, das doenças vasculares ao Parkinson e o Alzheimer. A estimativa é do médico Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde e membro da Academia de Medicina de Nova York. Viveremos mais. A qualidade desta vida prolongada, porém, depende dos nossos hábitos.


A terapia celular, diz a bióloga Tatiana Coelho-Sampaio, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, já é usada em doenças hematológicas e, experimentalmente, nas autoimunes, como a esclerose múltipla. Melhor que apostar nos avanços da medicina, porém, é se cuidar.
— Desde criança, a pessoa pode cultivar hábitos que terão impacto futuramente — diz o geriatra Márcio Niemeyer, afirmando que a hora de se preparar para envelhecer é agora. — Falo de fazer atividade física, ter dieta equilibrada, evitar fumo, álcool e drogas e reduzir o estresse. É preciso, ao menos, compensá-lo com entretenimento.


No Brasil, segundo o Censo de 2010, as pessoas com 60 anos ou mais já são cerca de 20,6 milhões, ou 10,79% da população. Na outra ponta, a expectativa de vida ao nascer aumenta, em média, quatro meses e 12 dias por ano. Niemeyer diz que o envelhecimento começa por volta dos 30 anos, com a redução da produção de hormônio do crescimento. Além do estilo de vida, para avaliar o processo há que se levar em conta o histórico familiar e informações genéticas.
— O geriatra faz uma anamnese, informa-se sobre o ambiente familiar e avalia psicológica, comportamental e fisicamente o paciente. Feito isso, pede os exames necessários e orienta-o no sentido do que fazer para chegar a uma idade avançada com qualidade.


Presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, o cirurgião plástico Kobe Horibe acrescenta um dado que considera essencial à fórmula da longevide: a espiritualidade.
— Já temos certeza de que a saúde é uma construção individual, e que a mente é tão importante quanto o corpo. Se buscarmos a espiritualidade, no sentido de estarmos em harmonia com a natureza, diminuiremos o estresse e condicionaremos nosso organismo a ter mais equilíbrio. A OMS reconhece que espiritualidade é um dos componentes da saúde.


Alexandre Kalache diz que cada um deve fazer a sua parte:
— Nunca é tarde. Quem começa a fazer exercícios, em qualquer idade, tem ganhos na capacidade ventilatória e melhoras osteomusculares e emocionais. E, quando a pessoa é ativa, consegue fazer sua higiene e comer sozinha, sai para fazer compras, entre outras atividades, se sente melhor, por continuar sendo atuante na sociedade.


O médico, porém, ressalta que fatores sociais, econômicos e ambientais também influenciam diretamente a saúde de cada indivíduo.
— Deve-se prestar atenção às determinantes sociais, e não só culpar as pessoas. Tem gente que envelhece mal porque tem um trabalho estressante, pega um transporte público ruim, ganha mal, mantém o filho em casa, diante da televisão, por morar numa comunidade violenta e temer que lhe aconteça algo. Não se pode esperar que alguém assim, no fim do dia, tenha capacidade para, por exemplo, praticar jogging. Da mesma forma, se a pessoa não é fumante, mas vive numa cidade como São Paulo, está exposta a uma atmosfera terrível.


Matéria do Jornal O Globo
 http://oglobo.globo.com/saude/para-atrasar-relogio-biologico-3272638#ixzz1jRteNLV5

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ahhhh o verão..

A estação das férias, do tempo bom, nos leva a pensar em corpo escultural, praia, piscina, viagens..
Maaaaaaaaas, não podemos esquecer de que devemos nos preparar antecipadamente para tais atividades.
·         Comece a praticar exercícios alguns meses antes, você não consegue um corpo mais saudável de um dia para o outro. Daí você questiona, antes tarde do que nunca?! Lógico, concordo, mas  programe-se com antecedência, tenha o mesmo comprometimento que você tem no seu trabalho com sua saúde, você verá que a estética será uma consequência da sua jornada
·         Beba bastante água. Para fazer a regulação térmica do corpo, o organismo perde mais água no suor e, com ela, magnésio, sódio, potássio e outros sais minerais. Além do aumento da transpiração, vômitos e diarréias causados por infecções intestinais, mais frequentes no verão, contribuem para o aumento da desidratação
·         Use protetor solar no seu DIA A DIA
·         Nas viagens de férias, programe-se para fazer pelo menos caminhadas diárias, não esqueça que a continuidade é importantíssima para se alcançar um belo corpo
·         Coma comidas leves, diminua as frituras e tire os refrigerantes de seu cardápio
·         Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas
·         Procure praticar atividades ao ar livre nos finais de semana, reúna amigos e/ou familiares, conecte-se com a natureza e com pessoas que você gosta de estar por perto
·         Evitar os parques e praias na hora do sol a pino, no verão, aumenta a incidência dos raios ultravioleta A e B. O raio ultravioleta A (mais responsável pelo envelhecimento da pele) fica na mesma concentração durante todo o dia, o raio ultravioleta B aumenta no período de 10h as 15h -o pico é as 12h. São esses os maiores responsáveis pelas queimaduras solares e, por consequência, pelo câncer de pele
·         No verão, a exposição excessiva ao sol, a mudança súbita de temperatura do clima e o trânsito entre ambientes refrigerados e quentes podem deflagrar crises de dores de cabeça. Outra coisa que pode causar crises é se exercitar sob o sol.
Manter a saúde e os hábitos corretos durante o ano inteiro deve ser mais importante do que ter um contorno corporal na medida para o verão
Projeto verão? O que muitos sabem (mas teimam em não praticar), é a certeza de que o projeto verão deve ser iniciado no ano anterior. Assim, evita-se os riscos do exagero na prática dos exercícios físicos em um tempo curto, em busca de resultados rápidos, mas que pode prejudicar a saúde, com o aparecimento de lesões importantes nas articulações.
Com essas dicas simples, espero que seu verão não seja interrompido por imprevistos indesejáveis.