domingo, 25 de março de 2012

Problemas respiratórios x Exercício Físico


Muitas pessoas ainda acham que por possuírem problemas respiratórios como asma, bronquite, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), não devem fazer qualquer tipo de esforço, entretanto o exercício na maioria dos casos pode melhorar e muito os desconfortos causados por tais problemas. Manter uma rotina regular de atividade física orientada, pode aumentar muito os níveis de tolerância ao esforço físico e limites fisiológicos, fazendo com que fiquem mais resistentes as crises, podendo levar não a cura, mas a uma vida ativa e normal.
Para um bom resultado, a atividade aeróbica e de resistência devem estar presentes de forma apropriada a cada caso, pois aumenta a capacidade respiratória e pulmonar, assim como a força e a resistência dos músculos respiratórios.

Atividades dentro da água como a Hidroginástica, a Hidroterapia e a Waterbike por exemplo, além de serem muito prazerosas para a maioria das pessoas também favorecem bastante a adaptação ao exercício pela presença da umidade que facilita a respiração em algumas patologias. Para quem não gosta ou não se sente bem com atividades aquáticas uma boa opção é o treinamento de Musculação integrado ao trabalho aeróbico que apresenta ótimos resultados.
As modalidades esportivas devem coincidir com os interesses dos pacientes, dando-se preferência aquelas que melhorem diretamente a habilidade de execução de suas atividades diárias e que possibilitem um melhor suporte de suas deficiências cardio-respiratórias.
O treinamento da musculatura que mobiliza a caixa torácica pode melhorar a força e a resistência dos músculos respiratórios. Por esta razão deve-se priorizar exercícios que trabalhem diretamente a resistência muscular localizada nos grupos musculares dos membros superiores e da caixa torácica como um todo, a fim de que estes músculos se tornem suporte para uma expansão da capacidade pulmonar.

Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando o a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar o professor.

O IMPORTANTE É TER UMA VIDA ATIVA E PROCURAR SEMPRE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO.

Boa semana!!

sábado, 17 de março de 2012

Lipoaspiração só é eficaz com alimentação saudável e exercícios

Cirurgia dificulta o aumento de peso, mas não impede totalmente. Se não se alimentar corretamente e se exercitar, pessoa voltará a engordar.

Algumas pessoas têm mais facilidade de unir as moléculas de ácidos graxos livres com o glicerol e produzem mais gordura. Em muitos obesos, há também a dificuldade de separar essas moléculas, o que complica a retirada de gordura do organismo, contribuindo para o aumento de peso e para a dificuldade de eliminá-lo.
Geralmente, o intestino dos obesos absorve mais os nutrientes dos alimentos do que o das pessoas magras e, quanto maior a absorção, maior a tendência a ganhar peso.
A alternativa para retirar esse excesso de células de gordura é a lipoaspiração ou a abdominoplastia. Ao diminuir essas células, fica mais difícil de ganhar peso, mas não impossível. Se a pessoa fizer a cirurgia, mas não se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos, voltará a engordar.
Pessoas com células multiplicadas que emagrecem têm mais facilidade para engordar novamente porque as células têm memória: elas continuam ‘murchas’ no corpo, mas enviam estímulos ao cérebro que alertam para a fome. Por isso é importante a alimentação saudável desde a infância e a adolescência para evitar a formação dessa gordura corporal, o que pode dificultar o emagrecimento na fase adulta.
E não são só os alimentos gordurosos que fazem a célula inchar. Qualquer alimento consumido em excesso pode ser transformado em gordura por causa das reações químicas, até mesmo um brócolis. Para manter o peso, a pessoa deve consumir a quantidade de calorias igual à queima calórica. Comer menos do que gasta faz emagrecer e consumir mais calorias, provoca o aumento de peso. Porém, esse desempenho não é regra e muda de pessoa para pessoa, já que existem os mais “gastadores” e os mais “econômicos”.
Mais comum nos homens, a gordura intra-abdominal é perigosa porque pode provocar doenças cardíacas, já que cresce entre as vísceras e é mais difícil de ser eliminada. A gordura extra-abdominal ajuda a desenvolver a diabete. Para queimar essa gordura corporal, abuse dos exercícios físicos, principalmente os aeróbicos.
Quem não gosta de se exercitar, recorre às cirurgias. Entenda abaixo como funciona a lipoaspiração:

Não queira ser emagrecida..só a cirurgia não adianta, corra atrás pra emagrecer e manter, e isso tem seu esforço




sábado, 10 de março de 2012

Mudança de hábitos JÁ - 5 DICAS a favor do BEM-ESTAR

Os erros são tão importantes como os sucessos quando tentamos melhorar, especialmente quando se trata de mudar hábitos. Não é uma tarefa fácil, e tenho a certeza que todos nós que já tentamos mudar alguma coisa falhamos, ou quando tentamos fazer alguma coisa positiva não conseguimos. O segredo, como é óbvio, passa por não desistir quando falhamos, mas sim recalcular os nossos objetivos e analisar o que fizemos de errado e o motivo, passado depois por elaborar um plano para superar esses obstáculos da próxima vez.

·         Prioridade:

Ajuste sua rotina de atividades com seu tempo disponível, dias e horários. Seu descanso, seu horário de trabalho, alimentações, SEU EXERCÍCIO,  atividades sociais e familiares.

 Se possível anote, organize na agenda, anote o dia, estipule a sua frequência semanal das atividades relacionadas com o seu bem-estar,  baseado sempre no objetivo a ser alcançado.

Não priorize a sua agenda e sim agende as suas prioridades

·         Aprenda dizer NÃO:

Tem gente que gosta de fazer suas próprias atividades diárias mais a das outros, lota sua a agenda com várias prioridades, e o que acaba acontecendo que ela retira da agenda a pessoa mais importante, a si próprio. Se coloque em primeiro lugar.

·         Responsabilidade:

Ame a você mesmo, a responsabilidade de se cuidar é toda SUA.  

·         Superar obstáculos:

Todos temos dias ruins. Muitas vezes estamos sem vontade de fazer exercícios, reclamamos do tempo perdido onde poderíamos estar produzindo em outro lugar e etc.. logo colocando obstáculos. Porém, procure compreender os benefícios dos exercícios para sua saúde e tenha certeza que ao se exercitar o corpo liberará substancias que irão te relaxar e melhorar seu humor.

·         Clareza

Quando nós não praticamos o bem para nós mesmos, não estamos fazendo mal para ninguém, só a si próprio. Não adianta inventar várias desculpas para dizer aos outros o porque você não faz ou não vai fazer exercícios, isso é o que menos importa. Seja claro com você e não sabote a você mesmo.  

sábado, 3 de março de 2012

vida saudável x bebida alcoólica

Muitas pessoas adoram malhar e ao mesmo tempo beber aquela cerveja gelada, batida, vodka entre outros nos finais de semana, mas saiba se unir a atividade física com a bebida continuará com o corpo que está, mediano sem muitas pretensões. Mas, se pretende ficar com o corpo todo sarado de verdade evite a ingestão de álcool ao máximo.


Isso acontece porque o álcool inibe a absorção de vitaminas do complexo B em nosso corpo, as quais são essenciais para o metabolismo de carboidratos e proteínas. Inibe também a absorção de sais minerais como magnésio e zinco, os quais são importantes para a síntese de várias substâncias para o nosso corpo como cicatrização e recuperação muscular e sem as vitaminas do complexo B não ocorrem o crescimento muscular desejado. O álcool é completamente diurético, aonde pensamos que o que sai através do xixi é a cerveja, não, pois na verdade é a água que está em nosso organismo, pois o nosso corpo é constituído de 90% de água, as quais ficam dentro de nossas células musculares e a água é fundamental para o processo de anabolismo que é gerado pela síntese protéica e ainda conduz todos os nutrientes até os nossos músculos e quando bebemos o álcool faz com que tudo isso pare de funcionar e se disperse. O álcool é completamente calórico, pois ele libera insulina e diminui a glicemia e quando isso ocorre o corpo é obrigado a encontrar outras fontes de energia e com isso queima todo o nosso estoque protéico, mas a proteína gera pouca energia para o nosso corpo reverter isso e com isso ele necessita de muita proteína e com isso acaba com os músculos, causando um intenso catabolismo que é a perda de massa magra que são os músculos e deixando a massa gorda que são as gorduras. E, além disso, o álcool tira todas as nossas forças, fazendo com que o treino caia consideravelmente. Então, se quer aquele corpo todo malhado que sempre sonhou, deixe a bebida de lado e procure outra maneira de curtir a balada tomando só água.


Além dos efeitos metabólicos, o álcool atua no sistema nervoso, comprometendo uma série de funções motoras e cognitivas. Dentre os efeitos conhecidos, estão o aumento do tempo de reação e a piora da coordenação motora. Além disso, é consistentemente comprovado que o consumo habitual de álcool é inversamente proporcional ao desempenho intelectual (Singleton, 2007).
A quantidade de álcool necessária para alterar o funcionamento do organismo não é tão alta quanto se costuma imaginar. As dosagens de álcool que comprometem a performance psicomotora normalmente se situam acima de 0,4g/kg. Em termos práticos isto significaria que duas latinhas de cerveja já poderiam atrapalhar a performance de uma pessoa de aproximadamente 80 quilos. Surge a pergunta: será que uma quantidade de cerveja inferior a esta seria capaz de hidratar um corredor de fundo, por exemplo? Além disso, é muito difícil acreditar que ela forneça os demais nutrientes em quantidades adequadas, como carboidratos, vitaminas e minerais. Ou seja, a afirmação dos pesquisadores que a cerveja, seria a segunda melhor bebida para o atleta, depois da água, não é aceitável.

Muitos podem observar a quantidade de álcool citada no parágrafo anterior e imaginar que ela é muito baixa, o raciocínio comum é: “mas isso não vale para mim, que já estou acostumado a beber!”. Apesar de muitos acharem que, por beberem mais, terão menores prejuízos na performance, isto é comprovadamente um engano. Em um estudo da Universidade de Chicago, Brumback et al. (2007) avaliaram a resposta psicomotora e a percepção de comprometimento da performance em pessoas que bebiam habitualmente grandes ou pequenas doses de álcool. O estudo envolveu três situações, com a ingestão de placebo, 0,4 ou 0,8 gramas de álcool por quilo de massa corporal. De acordo com os resultados ambos os grupos tiveram as mesmas reduções na performance ao ingerir doses altas de bebida, apesar do grupo que habitualmente bebia mais ter considerado que sua performance caiu menos. Ou seja, o consumo habitual de álcool não deixa o organismo mais resistente, ele apenas altera a percepção da realidade. Os autores destacam que o estudo pode ter implicações importantes para pessoas que ingerem álcool e não têm consciência dos distúrbios cognitivos produzidos pela bebida.
Por mais que surjam pesquisas sugerindo que a ingestão de determinadas bebidas possa prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, deve-se lembrar que as mesmas substâncias contidas nas bebidas podem ser obtidas de outras formas, sem a necessidade do álcool que a acompanha, como é o caso de uma alimentação equilibrada. Entretanto, existe um contexto sócio-cultural e até questões de cunho pessoal que transcendem a objetividade da bioquímica e da fisiologia do exercício e que tornam muito difícil a abstinência de bebidas alcoólicas. Caso não seja possível a abstinência, resta apenas indicar que o uso se restrinja ao mínimo possível e seja realizado de forma consciente e controlada, para que os malefícios sejam reduzidos.