sábado, 28 de abril de 2012

Benefícios do exercício físico, MEXA-SE

A diferença entre um remédio e um veneno é a quantidade que se toma. Atualmente a medicina mostra que isso é verdade. Mas então o que fazer para evitar doenças?

A falta de exercício físico, faz parte de um dos piores defeitos da humanidade.

Um obeso que faz exercícios tem uma expectativa de vida maior do que um sedentário com o peso correto. Assim, indivíduos ativos com problemas de excesso de colesterol, com diabetes ou com hipertensão morrem menos do que sedentários que não possuem nenhum desses males.

A importância da atividade física para melhorar a saúde e o bem-estar torna-se cada vez mais evidente. Atualmente, tem melhorado muito o conhecimento entre a população, da importância do exercício na cura de doenças crônicas e no alívio de seus sintomas, mas ainda esta longe do ideal.
Várias doenças como artrite, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, insuficiência cardíaca, entre outros podem ser amenizadas com exercícios.
Exercícios aeróbicos, por exemplo, ajudam a diminuir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas e melhoram a circulação periférica em pessoas que apresentam problemas nas articulações e dores constantes. Uma pequena caminhada diariamente pode ser essencial para uma melhor qualidade de vida desses pacientes.

Problemas físicos também podem ser contornados com esportes específicos. É lamentável que muitos dos pacientes com problemas no joelho, por exemplo, evita praticar atividades por medo de piorar a lesão e por desconhecerem a importância do exercício para o tratamento do problema.

Até depressão pode ser combatida com exercícios. As atividades aumentam o convívio social e a endorfina produzida pelo nosso organismo durante o exercício, melhorando assim o humor.

MEXA-SE

sábado, 21 de abril de 2012

alzheimer e exercícios físicos


Com o crescimento do número de idosos, cresce também o número de doenças relacionadas a idade, particularmente as degenerativas, como a Doença de Alzheimer.

o processo de envelhecimento progressivo devido principalmente a degeneração do sistema nervoso, pode ser amenizado e, diminuído com a prática de exercício físico regular e bem orientado, auxiliando assim nas degenerações e transformações do organismo.

O principal papel de um programa de exercícios para pessoas com o mal de Alzheimer é melhorar a qualidade de vida e atenuar os principais efeitos provocados pela doença. Através dos exercícios físicos, é possível reduzir o risco de hospitalização, perda da independência e mortalidade. Isso porque estudos revelam que o exercício pode retardar o declínio funcional.

O exercício pode propiciar benefícios a curto e longo prazos. São eles: melhora no condicionamento físico; diminuição da perda de massa óssea e muscular; aumento da força, coordenação e equilíbrio; redução da incapacidade funcional, da intensidade dos pensamentos negativos e das doenças físicas; aumenta a circulação sanguínea cerebral, estimulando a liberação de substâncias que ajudam no funcionamento do sistema nervoso.

Segundo o estudo publicado em 2005, pessoas com cerca de 50 anos que fazem exercícios por meia hora pelo menos duas vezes por semana podem reduzir pela metade o risco de desenvolver DA (doença de alzheimer). As pessoas que têm uma tendência genética a ter a doença podem ter o risco reduzido em até 60% se praticarem exercícios. Foram acompanhados no estudo cerca de 1,5 mil homens e mulheres. Entre eles, aproximadamente 200 participantes desenvolveram DA ou outras desordens neurológicas entre os 65 e os 79 anos. Os cientistas analisaram as atividades físicas dos participantes da pesquisa até 21 anos antes, quando eles ainda tinham cerca de 50 anos. Aqueles que desenvolveram DA ou outras doenças neurológicas tinham feito muito menos exercícios físicos durante a fase adulta do que aqueles que não apresentaram essas doenças (ROVIO et al., 2005; MELO e DRIUSSO, 2006).

Sendo assim, praticar exercícios físicos desde criança é importantíssimo para a saúde do corpo e da mente.

http://www.efdeportes.com/efd123/pratica-de-exercicios-fisicos-na-doenca-de-alzheimer.htm

sábado, 14 de abril de 2012

Exercícios físicos na luta contra o vício do cigarro


O coração de um fumante bate num ritmo mais acelerado e sua frequência respiratória é maior que de uma pessoa não fumante. Algumas substâncias presentes no cigarro, como a nicotina, são responsáveis por essas alterações.

Parar de fumar é uma luta. O cérebro de um fumante “acalma-se” ou tem a sensação de prazer após algumas tragadas. A nicotina exerce alterações no funcionamento cerebral e por isso vicia. Mas o que poucas pessoas sabem é que a prática de exercícios físicos pode ajudar na luta contra esse vício.

Não há dúvida de que parar de fumar diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e uma série de outros males que todos – fumantes ou não fumantes – estão cansados de saber. A meu ver, no entanto, fica mais fácil convencer alguém a livrar-se da dependência química se oferecemos uma alternativa. O mais comum é a pessoa deixar o cigarro de lado e começar a comer alimentos ricos em açúcar simples (doces, chocolate,etc.), que estimulam a produção de substâncias ligadas ao bem-estar, como a serotonina. Infelizmente, o excesso de açúcar engorda e aumenta o risco de desenvolver diabetes, ou seja, não é uma “substituição” saudável.

Sugiro que os fumantes considerem a possibilidade de substituir o cigarro pelo exercício físico. Num primeiro momento parece a troca mais difícil de ser feita, mas o exercício físico libera uma série de substâncias que causam bem-estar e melhoram o humor. Com o tempo, será fácil viciar-se nessa sensação prazerosa e saudável.

Como a capacidade cardiorrespiratória do fumante é menor, ele se cansará mais depressa e é normal que seu fôlego seja mais intolerante. Porém, com a prática regular de exercícios, um ex-fumante pode ter a mesma capacidade física de uma pessoa que não fuma. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os que focam a atenção nos movimentos respiratórios.

Por que não substituir um vício por outro?



http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/trocando-de-vicio/
http://www.desejosaude.com.br/noticia/exercicios-fisicos-ajudam-no-combate-ao-cigarro

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quer ganhar massa muscular?


Quer ganhar massa muscular?
Todo mundo sabe que para ganhar massa é preciso ter uma alimentação adequada, dormir bem, treinar com intensidade e mesmo assim tem muita gente que tem dificuldade para atingir este objetivo. Mas porque não conseguem?
 
É preciso entender que, como eu disse na postagem anterior, para perda de gordura, assim como hipertrofia muscular, é necessário um trabalho a longo prazo e sem atalhos.
Os resultados mais concretos vêm através de anos treinando (sem interrupções), comendo e descansando bem. Quanto mais rápido você aceitar isso, menos decepções você terá. Muita gente desiste ou opta por atalhos por não ter paciência.

Tenha determinação, TODOS temos problemas, todos já tivemos dias com VÁRIAS adversidades, o que importa é tentar vencer, faça chuva ou faça sol treine firme e forte, é o que diferencia os vencedores dos fracos que ficam com as desculpas.

Entre 60% a 70% para se alcançar o objetivo vem de uma alimentação saudável, procure UM NUTRICIONISTA.
Procure UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍCICA ESPECIALIZADO para adequar seu treino, pois todos temos nossas individualidades biológicas.

domingo, 1 de abril de 2012

Entenda um pouco mais sobre DEFINIÇÃO MUSCULAR


Definição muscular nada mais é do que deixar o contorno dos diversos grupos musculares visíveis.
Os músculos aparecem definidos quando reduzimos o percentual de gordura corporal, isto tem que acontecer porque a musculatura fica abaixo da camada de gordura e assim eles conseguirão ficar visíveis.

Um pensamento que a maioria tem sobre a musculação é o pensamento de se obter resultados o mais rápido possível. Querem resultados rápidos e na maioria dos casos, sem muito esforço. Mas para conseguirmos  resultados, precisamos criar metas reais. Se você não é magro ou não está muito perto disso e quer resultados notórios em semanas, provavelmente você já está criando metas irreais.  Se você é uma dessas pessoas, você precisa de uma checagem de realidade urgente. Perda de gordura, assim como hipertrofia muscular, é um trabalho a longo prazo e sem atalhos.

As mulheres possuem, naturalmente, em sua composição corporal mais tecido adiposo (gordura) que os homens. Esses, por sua vez, possuem mais massa muscular. A natureza fez homens e mulheres diferentes e as mulheres não podem incorrer no erro de ter como referência a composição corporal masculina.

DICAS:

  • Uma dieta balanceada e saudável devendo alimentar-se várias vezes ao dia, nada de regimes malucos pois é necessário energia para os exercícios que serão realizados;
  • Evite calorias vazias como os açucarados, frituras e álcool, pois nenhum nutriente de qualidade eles fornecem para a construção de um corpo saudável, forte e definido;
  • Não elimine de vez os carboidratos, pois são responsáveis por reações bioquímicas envolvidas no metabolismo das gorduras;
  • Faça a ingestão suficiente de proteínas que são as responsáveis por desenvolver e reconstruir os tecidos, principalmente o muscular;
  • Reduza a ingestão de gorduras, pois nosso organismo trabalha mais intensamente queimando carboidratos do que gorduras;
  • Faça uma avaliação física, através dela é possível saber quanto exatamente de gordura é necessário eliminar, é o ideial para comparar resultados. Veja a tabela a seguir;
  • O exercício físico é maior e melhor estímulo para a “queima” de gordura pois aumenta a taxa metabólica em repouso. Isto significa que quando você se exercita seu organismo queima calorias por algumas horas mesmo estando em repouso, tendo como substrato energético a gordura.
A tabela do American College of Sports Medicine - Colégio Americano de Medicina Esportiva:

Calculando o que perder de gordura

É muito comum ver pessoas desistindo dos seus objetivos por não ver resultados, mas na verdade a única coisa que faltou foi traçar uma meta REAL. Crie expectativas reais baseando-se no fato de que mudanças expressivas ocorrem em meses e não em semanas.

http://www.mundodastribos.com/definicao-muscular-feminina-dicas.html