sábado, 26 de maio de 2012

Dicas para portadores de refluxo gastroesofágico



É uma doença crônica que se caracteriza pelo retorno do conteúdo estomacal para o esôfago.

Dicas para portadores de refluxo

1- Reduzir o peso se estiver acima de seu peso.

2- Manter um diário dos alimentos e das bebidas que pareçam causar seus sintomas.

3- Observar o papel e os comportamentos alimentares, como comer "correndo", refeições grandes, excesso de álcool e cafeína.

4- Ficar num equilíbrio de três refeições e dois lanches por dia. Basear cada refeição em alimentos pobres em gordura, ricos em fibras e em carboidratos, como cereais, pão, massas ou arroz.

5- Evitar "repetir" ao jantar e evitar comer menos de 2 horas antes de ir dormir.

6- Fazer escolhas sensatas ao comer fora - menos gordura e limitar o número de pratos (tente uma entrada e uma salada ou apenas um prato principal e salada)


7- Os alimentos ricos em gorduras comumente fazem piorar o refluxo e representam um problema particular quando comidos rapidamente e juntamente com bebidas carbonatadas de cola, álcool ou café.

8- Com relação ao peso excessivo, sabe-se que aumenta a pressão intra-abdominal e faz piorar o refluxo. Uma redução das gorduras e da ingestão total de calorias pode reduzir os sintomas, bem como a perda de peso gradual para aqueles que estiverem acima do peso. Exercícios regulares são importantes para manter o peso corporal ideal.

9- Depois de comer, é aconselhável não se deitar ou abaixar durante pelo menos uma hora, pois isso pode provocar refluxo.

10- Procure evitar os exercícios abaixo:
- Supino declinado

- Crucifixo em prancha declinada
- Abdominais na prancha inclinada


sábado, 12 de maio de 2012

Fibromialgia - Noções básicas e tratamento não medicamentoso

Fibro- fibras de tecido conjutivo
Mia- Músculo
Algia- Dor ou condição dolorosa

No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério.

Fibromialgia - Sídrome dolorosa crônica caracterizada por desordem músculo-equelético. É uma forma de reumatismo não articular, caracterizada por dor musculoesquelético difusa e crônica e presença de múltiplas regiões dolorosas.

O diagnótico  se baseia no histórico de dor generalizada por um período maior que três meses.
Os mais comuns e característicos sintomas da fibromialgia são dor, fadiga e distúrbio do sono.



Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

As manifestações da fibromialgia tendem a ter início na vida adulta, no entanto 25% dos pacientes referem apresentar sintomas dolorosos desde a infância. A fibromialgia é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.
Todas as pessoas precisam fazer alguma forma de exercício para manter um condicionamento físico compatível com as atividades que exerce. Na fibromialgia os exercícios são particularmente úteis. No entanto nota-se que muitas pessoas com fibromialgia ficam desencorajadas a fazer atividades físicas, poupando os movimentos nos locais dolorosos por temerem um agravamento de seus sintomas. Esse raciocínio é errôneo pois, por meio de exercícios físicos, pode-se promover um relaxamento nos locais de dor, bem como uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida. Os exercícios físicos na fibromialgia, além de promover um melhor condicionamento cardiovascular, atuam sobre o sistema musculoesquelético, ou seja, favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a marcha, enfim, fazem a pessoa sentir-se melhor e mais saudável.

O limite do que pode ser feito é determinado pela própria pessoa e é influenciado pela idade, presença de doenças concomitantes e limitações do sistema locomotor, que se agravam com algum movimento específico.

Deve-se ressaltar ainda que a pessoa que pratica exercícios físicos torna-se mais disposta: observa-se melhora do humor, das expectativas e uma postura mental mais positiva. Isso sem falar na melhora da auto-estima.
A
pessoa com fibromialgia que é sedentária cansa-se mais fácil e apresenta mais sintomas de dor e sono não reparador. As conseqüências são a má postura, a queda no seu desempenho, as atividades diárias parecem mais difíceis de serem efetuadas e a pessoa fica desanimada e angustiada ao se ver em tal condição. Deve-se portanto procurar uma saída nesse círculo vicioso de inatividade, dor e angústia. O que estiver ao alcance do paciente com fibromialgia é válido. Deve-se começar por algum ponto, ou seja melhorar a dor, o condicionamento físico ou a postura mental. Como fazer exercícios é uma medida saudável e seus benefícios duradouros, comece hoje mesmo. O começo é sempre um desafio....

http://www.fibromialgia.com.br/

sábado, 5 de maio de 2012

Links muito interessantes

* Pra quem não conseguiu assistir o Globo Repórter de ontem 04/05/2012, segue alguns links de partes do programa, foi muito interessante.
Vejam, são videos bem curtos.

Estudo mostra que a pratica de exercicios melhora a capacidade de aprender

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/estudo-mostra-que-a-pratica-de-exercicios-melhora-a-capacidade-de-aprender/1933629/

Exercícios durante a gravidez reduzem riscos para a mãe e o bebê

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/exercicios-durante-a-gravidez-reduzem-riscos-para-a-mae-e-o-bebe/1933637/

Exercício físico é um excelente remédio para combater a depressão feminina

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/exercicio-fisico-e-um-excelente-remedio-para-combater-a-depressao-feminina/1933880/

Atividade física ajuda idosos a recuperar agilidade e energia

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/atividade-fisica-ajuda-idosos-a-recuperar-agilidade-e-energia/1933634/

** O video a seguir tem aproximadamente 17 minutos, foi da edição do dia 20/04/2012:

Brasileiros mudam hábitos e levam vida saudável após sofrerem infarto

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/saude/v/brasileiros-mudam-habitos-e-levam-vida-saudavel-apos-sofrerem-infarto/1913663/

VIVER MELHOR = HÁBITOS SAUDÁVEIS