segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Narguilé aumenta o risco de câncer



Narguilé é um tipo de cachimbo cada vez mais usado no país. Uva, maça, melancia, sabores à escolha. A fumaça perfumada estimula ainda mais o prazer de fumar o narguilé. Esta espécie de cachimbo muito apreciada pelos povos orientais, mas, que nos últimos cinco anos anda invadindo muitas casas noturnas no Brasil. É um hábito milenar e a preparação do ritual exige cuidados.

Fumaça, calor e principalmente o tabaco. Mistura perigosa. No século XVII, os males à saúde provocados pelo tabaco já preocupavam os sábios. Foi quando um médico indiano inventou o narguilé. Na época acreditava-se que desta forma fumar seria inofensivo. Antigo engano. Hoje a ciência sabe que uma hora de narguilé equivale a consumir 100 cigarros. É aumentar e muito o risco de vir a ter um câncer.

E o alerta tem uma razão: uma pesquisa coordenada pelos epidemiologistas do inca André Szklo e Liz Maria de Almeida concluiu que quase 300 mil brasileiros estão fumando o narguilé. Um detalhe importante: os maiores consumidores têm entre 13 e 24 anos de idade. E um alerta para os pais, porque isso é uma coisa muito bonita, o pessoal coloca nas festas, nos bares, e as pessoas vão usando sem ter a noção do perigo real que está envolvido no uso do tabaco dessa forma.


PROCURE VIVER BEM. 

MEXA-SE!!!


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/09/narguile-aumenta-o-risco-de-cancer-1h-equivale-consumir-100-cigarros.html