sábado, 11 de fevereiro de 2012

O que é Infarto do Miocárdio, sintomas e recuperação


Sinônimos e Nomes Populares
 
 
O termo dos médicos para ataque do coração é Infarto do Miocárdio. Enfarte do miocárdio, doença isquêmica do coração, obstrução das coronárias, crise cardíaca. O termo mais usado é infarto.
 
 
O que é?
O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente.


Com a supressão total ou parcial da oferta de sangue ao músculo cardíaco, ele sofre uma injúria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com consequências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação.
 
 
O infarto do miocárdio pode também acontecer em pessoas que têm as artérias coronárias normais. Isso acontece quando as coronárias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e também produzindo um déficit parcial ou total de oferecimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado pelo vaso contraído.
 
 
De acordo com a American Heart Association, a chance de uma pessoa sobreviver ao ataque cardíaco súbito diminui de 7% a 10% a cada minuto a partir do momento do ataque. Após apenas 10 minutos, as possibilidades de sobrevivência se tornam praticamente inexistentes, aumentando o risco de danos cerebrais irreversíveis.


  • Fatores de risco que podem ser mudados ou controlados:



    • Colesterol alto
    • Hipertensão arterial
    • Tabagismo
    • Excesso de peso
    • Sedentarismo
    • Diabetes Mellitus
    • Drogas
    • Apneia do sono - aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias e infarto.
    Fatores que não podem ser mudados
    • Idade
      • Risco aumentado para homens acima de 45 anos;
      • Risco aumentado para mulheres acima de 55 anos (ou após a menopausa).
    • História familiar ou predisposição genética
      • Risco aumentado se pai ou um irmão for diagnosticado com DAC antes de 55 anos de idade;
      • Risco aumentado se mãe ou uma irmã for diagnosticada com DAC antes de 65 anos de idade.
      O sintoma mais importante e típico do IAM é a dor ou desconforto intenso retroesternal (atrás do osso esterno) que é muitas vezes referida como aperto, opressão, peso ou queimação, podendo irradiar-se para pescoço, mandíbula, membros superiores e dorso.




      Frequentemente esses sintomas são acompanhados por náuseas, vômitos, sudorese, palidez e sensação de morte iminente. A duração é caracteristicamente superior a 20 minutos. Dor com as caraterísticas típicas, mas com duração inferior a 20 minutos sugere angina do peito, onde ainda não ocorreu a morte do músculo cardíaco.

      Pacientes diabéticos, idosos e as mulheres têm maior probabilidade de apresentarem uma dor ou desconforto atípico, ou seja, com características e intensidade diferentes da descrição acima.
       
       
      É possível a ocorrência de IAM sem dor. Este é o chamado infarto silencioso. Um infarto silencioso só será identificado na fase aguda se, por coincidência, um eletrocardiograma ou uma dosagem de enzimas cardíacas for feita enquanto ele ocorre
       
       
      Reabilitação cardíaca é um programa de tratamento para pacientes diagnosticados com a doença de coração recuperar mais rapidamente e retornar ao seu ritmo normal de vida. Ele ensina o paciente como viver com doença cardíaca e como uma mudança no estilo de vida e seguir o caminho certo para uma coração saudável e forte.
       
       
      O treinamento físico é parte fundamental de um programa de reabilitação cardíaca após um infarto do miocárdio (IM), conhecido popularmente como ataque cardíaco.O treinamento através de exercícios físicos de baixa intensidade poderá ser iniciado em poucos dias após um infarto do miocárdio (IM), desde que o paciente esteja clinicamente estável.Os seus objetivos principais são reduzir o risco futuro de morte e complicações cardiovasculares.


       É importante destacar o caráter multiprofissional que deve ter um programa de reabilitação cardiovascular, para que esse possa exercer influência positiva em várias esferas da vida do paciente.

      PROCURE SEMPRE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS!


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário