sábado, 30 de junho de 2012

Você esta querendo parar de fumar? (primeira parte)

A partir desta semana vou colocar algumas dicas para quem deseja parar de fumar.



Alguns ex-fumantes acabam voltando a fumar por estarem se sentindo tão bem que acham que podem fumar apenas um cigarro - ou só acender o cigarro do amigo. Mesmo uma só tragada pode levar você a uma recaída. Portanto, todo cuidado é pouco...

Para aqueles que não fumam, parar de fumar pode parecer algo simples. Basta querer.

Muitas vezes esta decisão é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro. Outras, por acreditar que é possível parar a qualquer momento. Podemos ainda buscar o momento ideal ou esperar que a vontade e a certeza de querer parar de fumar apareçam!

Alguns dados para você refletir

São cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem riscos à saúde do fumante. Além das mais conhecidas, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, a fumaça contém também substâncias radioativas, como polônio 210 e cádmio (encontrado em baterias de carros).


Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes, apresentam um risco

·         10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;

·         5 vezes maior de sofrer infarto;

·         5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

·         2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

·         O uso de anticoncepcionais associado ao cigarro aumenta em 10 vezes o risco de sofrer derrame cerebral e infarto.



Grávidas fumantes aumentam o risco de:

·         Ter aborto espontâneo em 70%;

·         Perder o bebê próximo ou depois ao parto em 30%;

·         O bebê nascer prematuro em 40%;

·         Ter um bebê com baixo peso em 200%.



Fumar é um risco que podemos evitar.



Ao parar de fumar seu corpo vai recebendo benefícios constantes.

Veja só:

Após 20 minutos

A pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal

Após 2 horas

Não há mais nicotina circulando no seu sangue

Após 8 horas

O nível de oxigênio no sangue se normaliza

Após 12 a 24 horas

Seus pulmões já funcionam melhor

Após 2 dias

Seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida

Após 3 semanas

Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

Após 1 ano

O risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade

Após 5 a 10 anos

O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram

sábado, 23 de junho de 2012

MALHAR SEM PARAR!


Há um aumento significativo na quantidade da comida que ingerimos e diminuição na qualidade, especialmente nos finais de semana. Nesses dias de boa vida, não é só o cardápio que varia em relação ao restante da semana, mas o gasto calórico também. Ele é cada vez menor e mudanças profundas acontecem na nossa alimentação entre sexta-feira e domingo. É o novo fim de semana de três dias.


A segunda-feira se transformou no dia do reparo e do arrependimento. Curiosamente, é quando as academias estão mais cheias.
Assim como na dieta, o efeito ioiô na ginástica – aquele famoso começa e para na academia – é um perigo. Esse hábito dificulta o emagrecimento e os efeitos benéficos da ginástica.

E não é só isso. Períodos de atividade regular intercalados com mais de duas semanas sem treinar sobrecarregam músculos e tendões, que acabam não conseguindo se adaptar ao exercício. Depois de férias da academia ou de uma fase sedentária, o certo é retomar os exercícios aos poucos. Caso contrário, você pode sofrer lesões por excesso de carga e de volume de treino.

Não adianta se mexer só nos dias úteis. Saia do sofá ou da frente da TV e procure promover encontros ao ar livre. A família e o corpo agradecem. Exercícios devem ser encarados como um bem para o corpo do mesmo modo que encaramos escovar os dentes e tomar banho.

MEXA-SE

sábado, 9 de junho de 2012

Armadilhas que podem sabotar o seu treino


Conheça as armadilhas que podem sabotar o seu treino e saiba como fugir delas
Mesmo quando corpo e mente se enchem de determinação para eliminar de vez o sedentarismo, alguns tropeços podem tornar o caminho mais longo ou desviar o objetivo principal de emagrecer, fortalecer e, claro, ser mais saudável. Para manter o foco, alguns cuidados são essenciais para evitar esforços desnecessários, perda de tempo e até mesmo lesões graves. Cinco erros foram selecionados, confira:
1. Focar só os exercícios aeróbios e esquecer a musculação
Para perder peso e gastar calorias, muita gente opta por realizar atividades que envolvem suar muito e não fazer força. Mas esse é uma estratégia que pode não dar certo. As atividades aeróbias, como caminhada, spinning e corrida, são mais efetivas para a redução de gordura no corpo, mas não são suficientes para manter a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) em alta - ou seja, o gasto do corpo quando não está em movimento. Uma pessoa que possui a TMR elevada, por exemplo, tem mais facilidade para perder peso, pois o organismo trabalha mais rapidamente durante a queima de energia. Além do consumo calórico mais intenso, a combinação de exercícios aeróbios e musculação também favorece a substituição da gordura corporal por músculos, deixando o corpo mais firme e livre de lipídios ameaçadores à saúde. Os dois tipos de atividade, juntos, são mais efetivos no controle dos processos inflamatórios associados à obesidade, diminuindo, então, os riscos de diabete, doenças cardiovasculares, gordura no fígado e hipertensão. A musculação reduz a velocidade da perda de massa muscular que vem com a idade. O ideal é que os grupos musculares sejam exercitados em dias alternados para permitir sua recuperação, prevenindo uma sobrecarga e, consequentemente, lesões.
2. Não realizar pausas entre as séries de exercícios
O descanso é essencial para manter a qualidade do treino e repor os estoques de creatina fostato (CP), moléculas usadas para gerar a energia de alta intensidade típica da musculação. O organismo precisa de um a cinco minutos para se recompor após o esforço. As pausas programadas fazem parte do treino. Caso esse tempo não seja respeitado, as demais repetições provavelmente não serão com o mesmo ritmo das primeiras, comprometendo o exercício.
3. Evitar a ingestão de líquidos para o ponteiro da balança não subir
Se você acha que suar ajuda a emagrecer, atenção: a sudorese, ou suor, é uma reação do corpo para reduzir a temperatura que se eleva durante o exercício físico. A redução de peso com a perda de suor é sinal da desidratação do corpo e não da perda de gordura. Sem uma hidratação adequada, a temperatura central do corpo pode se elevar de maneira perigosa, resultando em hipertermia. O ideal é que o praticante de exercícios beba cerca de 200 ml de água, o que equivale a um copo a cada 20 ou 30 minutos de atividade, principalmente em locais com temperatura e umidade elevadas. No caso de treinamentos mais longos, isotônicos são boas pedidas.
4. Exagerar no peso para compensar as faltas em treinos
Se deixou a musculação de lado por alguns dias, não tente usar a lei da compensação com cargas mais pesadas nos aparelhos. Ultrapassar a quantidade de quilos e de repetições indicados pelo educador físico aumenta o risco de se machucar. Pode haver um desgaste precoce das articulações e até mesmo lesões completas de tendões, exigindo até intervenção cirúrgica para a reparação dos mesmos. O ideal é conversar com o professor de educação física e checar se a carga está adequada. Se ficar sem treinar por algum tempo, os resultados se perdem sim, e muito rápido. Mas não é possível recuperar todos os treinos em falta de uma hora para outra.
5. Ignorar os professores em busca de resultados rápidos
O profissional de educação física tem o conhecimento teórico e prático necessário para orientar as pessoas sobre a forma correta de praticar exercícios, sem o risco de se machucar. A postura de sabe-tudo do aluno, além de colocar o corpo à mercê de lesões, certamente não vai proporcionar os efeitos desejados. Tanto o treinamento aeróbio quanto o de musculação devem ser indicados por profissionais especializados. Mesmo aqueles que treinam há muito tempo não estão preparados para decidir qual é o momento de mudar a sequência de exercícios e podem errar a mão no planjeamento de um trabalho a longo prazo. Não existem resultados grandiosos em pouco tempo, as mudanças visíveis levam algum tempo. A adaptação é gradativa justamente para evitar lesões e para que o corpo se acostume lentamente, dando resultados mais duradouros.
VAMOS QUE VAMOS, procurando sempre um profissional ESPECIALIZADO!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cigarro não combina com saúde. Faz mal pra você, faz mal pro planeta

31 de maio - Dia mundial sem tabaco


Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea).

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês.O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.

As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.

Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro.