sábado, 17 de dezembro de 2011

VAIDADE x saúde - Cirurgia Plástica


O aspecto psicológico é fundamental quando o assunto é cirurgia plástica. Vaidade, auto-estima e autovalorização são alguns dos sentimentos que estão ligados à busca por alterações físicas.

Cirurgia Estética ou Reparadora?

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento por exemplo, como uma orelha proeminente ou em abano, outro caso como uma mama flácida que pode lhe dificultar um relacionamento afetivo. Situações que nao lhe causam prejuizo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Atualmente, as duas cirurgias plasticas esteticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e o implante de protese de silicone nos seios.

A prática dos exercícios após a cirurgia, ajudam na manutenção dos resultados da plástica e melhoram o contorno corporal. A cirurgia plástica muda a vida de um indivíduo, mas não vai transformá-lo completamente e muito menos resolver, em um passe de mágica, questões financeiras, pessoais e profissionais.
Iniciar um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada é fundamental, pois quando a pessoa não segue este plano, a tendência é que volte a engordar e a se sentir insatisfeita, como antes da cirurgia.

 O paciente não deve retomar os exercícios por conta própria, é essencial o acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico especializado na decisão e procedimento. 

Sendo assim, os exercícios físicos fazem parte de uma série de medidas que podem potencializar os resultados por tonificar a musculatura bem como para servir de auxílio na manutenção dos resultados.

Os exercícios físicos auxiliam na prevenção do aparecimento da flacidez muscular, diminuem a gordura corporal, entre outros benefícios a sua saúde,  por isso pensem bem antes de qualquer cirurgia, todo procedimento possue riscos.


Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Tipo de Cirurgia Plástica
Atividade Física
Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizadas após 1 mês. Esportes de contato, tênis e outros devem ser evitados por 2 meses.
Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após 3 semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados por 4 a 6 semanas.
Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas por 3 a 4 semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola dever ser evitado por, pelo menos, 2 meses.
Otoplastia (orelha em abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizados após 1 mês.
Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após 3 semanas, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso,corrida, tênis e outros esportes com bola, é permitido após 2 meses.
Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após 3 a 4 semanas.
Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada por 2 meses. Esportes que utilizam somente braços, podem ser retomados após 3 a 4 semanas.


Fonte: Livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário