sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Excesso de peso e Obesidade

A obesidade é hoje um dos maiores problemas de saúde pública, o peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças.

Há mais de um bilhão de adultos com excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhões são obesos. A obesidade e o excesso de peso são fatores de risco relevantes para o surgimento de doenças crônicas, como diabete tipo 2, cardiopatias, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de câncer. As principais causas do problema são o consumo crescente de dietas com alta densidade energética, ricas em gorduras saturadas e açúcares, além de atividade física reduzida. Aproximadamente 90% das pessoas com diabete tipo 2 são obesas ou têm excesso de peso. O índice de massa corporal acima do ideal contribui para cerca de 58% do diabete, 21% das cardiopatias isquêmicas e entre 8% e 42% de certos tipos de câncer.
A prevalência e o excesso de peso são avaliados pelo índice de massa corporal (IMC), definido como o peso em KG dividido pela altura ao quadrado, em metros. ( Kg/m²) IMCs superiores a 25 significa excesso de peso. Superiores a 30, obesidade.

A obesidade relaciona-se com dois fatores principais: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.

A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumenta o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida.

Para emagrecer, deve-se pensar sempre, em primeiro lugar, no compromisso de querer assumir o desafio, pois manter-se magro, após o sucesso, será mais fácil.  

O sedentarismo é a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse simples motivo, a atividade física tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doença.

 EXERCÍCIO FÍSICO +  INTERVENÇÃO NUTRICIONAL +  INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA + SUPORTE FISIOTERAPÊUTICO + SUPORTE CLÍNICO = MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA
Além da combinação exercícios fisicos + nutrição balanceada + os suportes que citei acima, existem uma vasta gama de tratamentos auxiliares, que vão desde acupuntura, balão intragastrico, até a cirurgia. 

Dicas:
  • Obedeça rigorosamente ao horário das refeições. Jamais pule refeições.
  • Quando, fora dos horários, surgir a vontade de comer, busque uma alternativa (caminhada, exercícios físicos etc.) que reduza a ansiedade.
  • Antes de cada refeição, planeje o que você vai comer e prepare cuidadosamente a mesa e o prato.
  • Preste a máxima atenção ao ato de comer. Não coma enquanto lê ou assiste televisão.
  • Mastigue bem e descanse o garfo entre cada bocada. Isso ajuda a controlar a ansiedade.
  • Jamais faça compras em supermercados de estômago vazio, para não encher o carrinho com guloseimas.
  • Não estoque comidas tentadoras (doces, sorvetes, salgadinhos) em casa. Tenha sempre à mão opções saudáveis.
  • Não vá a festas de estômago vazio. Se, chegando lá, você não resistir à tentação de comer alguma coisa, escolha aquilo de que mais gosta e dispense o resto.                       
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

I) DIMINUIÇÃO DA MASSA GORDA E MANUTENÇÃO / AUMENTO DA MASSA MAGRA;
II) MELHORA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR;
III) ATENUAÇÃO DAS COMORBIDADES ASSOCIADAS A OBESIDADE;
IV) MELHORA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS.

PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO.                



 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário