domingo, 2 de outubro de 2011

Manguito rotador ( ombro)

Um dos maiores causadores de dor no Ombro é a lesão do Manguito Rotador (conjunto de 4 músculos: subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor). Esses músculos cobrem a cabeça do úmero (parte do osso do braço que se conecta com a Cintura Escapular: escápula e clavícula); e são responsáveis pela estabilização, força e mobilização.

O trabalho do manguito rotador é essencial especialmente em atividades repetidas de suspensão acima da cabeça, como arremessar e nadar, citando algumas práticas esportivas. É muito frequente estas atividades serem realizadas com técnica deficiente, com fadiga muscular ou com o aquecimento e condicionamento inadequados, e o grupo muscular do manguito rotador, principalmente o supra-espinhal, acaba não conseguindo estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero na cavidade glenóide, originando outros problemas, como tendinite e fricção do manguito rotador dentro do espaço subacromial.
Em 75% de casos de dor no ombro, a principal causa é o tendão do supra – espinhal do manguito rotador. A lesão do supra-espinhal ocorrem geralmente por movimentos repetidos, violentos ou acima da cabeça.

Tipos de lesões de ombro relacionadas ao manguito rotador:
  • Instabilidade do ombro
  • Síndrome do impacto
  • Síndrome do pinçamento
  • Bursite Subacromial, causadas por: queda, golpe no ombro ou ruptura do supra-espinhal, movimentos repetitivos e inflamação do tendão subjacente.
  • Espessamento da bolsa subacromial, com os mesmos sintomas da ruptura do manguito; fraqueza na elevação e rotação externa.
  • Tendinite calcificante
  • Tendinite por sobrecarga de tração
  • Capsulite adesiva (ombro congelado).
  • Síndrome de TUBS
No dia a dia, acostumamos colocar no músculo trapézio todo o estresse e as tensões, e sem perceber vamos comprimindo os ombros e trazendo eles cada vez mais perto das orelhas. Mas, se você prestar atenção, vai sentir que ao dirigir os ombros estão tensos, ao atender o telefone, ao cozinha, e é esse acúmulo de tensões que irá causa as dores no pescoço e nas costas. O problema maior é que, esse novo hábito de mater os ombros elevados vai influenciar nos movimentos dos braços. Tudo porque na articulação do ombro tem uma pontinha saliente na parte superior (o acrômio) e, quando o ombro está elevado, essa pontinha vai deslizar à frente podendo pinçar o nervo ou o tendão que passa por baixo dela indo em direção ao braço. Esse pinçamento ou compressão, poderá trazer lesões caso o braço seja elevado acima da altura dos ombros com uma sobrecarga, isto é, se você estiver carregando algo pessado; podendo até ocasionar ruptura parcial ou total do tendão.
Isso demosntra um desequilíbrio nas musculaturas envolvidas. Devemos treinar para manter o EQUILÍBRIO.

Quando estamos com dor, ao evitar o movimento, o ombro se enfraquece e a dor aumenta, porém ao tentar mexer, o ombro reclama, virando um ciclo vicioso. Essa tensão muscular pode levar a tendinites e outras inflamações, pois o músculo não consegue descansar e se recuperar. Você passa a ter dor ao dormir. Um médico irá lhe receitar um relaxante muscular e um anti-inflamatório. Em casos mais graves pode ser
necessária a imobilização.

Musculação e o ombro
Quando a lesão sai do estágio agudo deve-se começar a fortalecer e aumentar a amplitude de movimento, numa primeira fase, os exercícios devem ser feitos sem sobrecarga (peso). Uma maneira de se fazer isso é utilizar um elástico ou o theraband.
Precisamos realizar alguns testes funcionais, para saber qual/quais dos músculos do manguito rotador está mais forte, fraco ou encurtado.
O redondo menor e o infra espinhoso são responsáveis pela rotação externa, subescapular responsável pela rotação interna e o supra espinhal pela abdução do ombro. Sabendo qual movimento que cada músculo produz e sabendo também o desequilíbrio que há,  conseguimos um treino específico para cada caso.  

PROCURE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZADO.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguito_rotador
http://tatipilates.wordpress.com/2008/05/01/dor-no-ombro-e-o-manguito-rotador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário