sábado, 29 de outubro de 2011

Interiorizar uma vida saudável



Para muitas pessoas, vida saudável é evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo.

Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade.

Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma, por isso, aquele corpo dito como perfeito, pra você as vezes não é, ou não será possível chegar a ele, pois do fator genético não conseguimos escapar. Pensar no "corpo perfeito" como um corpo SAUDÁVEL. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.
  • Para que a pessoa possa ter um bem-estar físico, é necessário aprender como prevenir doenças, quais os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos REGULARES. Importante aprender os hábitos e horários corretos da boa alimentação e não menos importante, a boa mastigação e a etiqueta.
  • O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental. Saber equilibrar Trabalho e laser.
  • O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios.
  • Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião. Outras pessoas alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade. O importante é ter paz interior.
A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritária. A herança genética, geralmente não pode ser alterada. Nossos genes trazem informações arquivadas desde o nascimento como a possibilidade de uma vida longa ou curta e a incidência de doenças que muitas vezes não podemos evitar. Entretanto, com a aplicação dos conhecimentos atualizados da medicina e através da mudança dos nossos HÁBITOS de viver, podemos influenciar e modificar a trajetória de um determinado tipo de doença, essa transformação pode ser determinante para uma vida mais longa e saudável.

 Você pode pensar que irá necessitar de tempo, recursos e dinheiro. Muitas pessoas podem alegar que não possui nenhum desses pré-requisitos para começar esse projeto de mudança. Entretanto, mudança de atitudes e de hábitos para a boa saúde não exigem gastos de dinheiro, pelo contrário, pode até ser economizado. Pois, a pessoa saudável tem mais tempo para viver e economiza dinheiro porque previne doenças, evitando tratamento médico que envolve a compra de remédio por exemplo.

Não perca tempo, não é possível colher o que não foi plantado, sempre colhemos o que semeamos. O resultado de todo esse esforço do bem-estar diário é o que chamamos de FELICIDADE. A felicidade não é o objetivo final. A felicidade é todo esse caminho, o dia-a-dia, a trajetória de toda a nossa vida.


Como a minha área é a do MOVIMENTO, digo com toda certeza que quem deseja ser saudável, não pode prescindir do exercício e atividade física.

PROCURE SEMPRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário