sábado, 22 de outubro de 2011

Protusão Discal, Hérnia de Disco e Exercícios

O Dicionário Médico Ilustrado Dorland define a hérnia como sendo a protusão anormal de um órgão ou outra estrutura do corpo através de um defeito ou uma abertura natural em um invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso. Portanto, toda hérnia é uma protusão. Mas nem toda protusão é uma hérnia.

Para que se constitua em hérnia, a protusão deve ir além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso; ou rompê-lo. Essa é a diferença entre protusão discal e hérnia de disco. Na chamada protusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral, e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém, conforme mostrado na figura abaixo.



A hérnia de disco é mais comum do que podemos imaginar. Embora tenhamos discos entre todas as vértebras — cervical, torácica ou lombar —, a  mais comum é a da região lombar. Entre a quarta e quinta vértebra lombar; e a quinta lombar e primeira sacral. 

Causas da Hérnia de Disco

Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente.
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir, realizar frequentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar.


  • Trabalho físico pesado


  • Postura de trabalho estática


  • Inclinar e girar o tronco frequentemente


  • Levantar, empurrar e puxar, com uma postura errada


  • Trabalho repetitivo

  • São outras causas comuns.
    Sintomatologia
    • Disco cervical:
      • Dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula;
      • Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento (parestesia).
    • Disco lombar:
      • dor lombar, no quadril e nas coxas, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo;
      • dor acentuada ao espirrar, levantar peso, etc.;
      • deformidade postural da coluna;
      • dificuldade para andar e flexionar a coluna;
    Quando o caso é mais grave, a pessoa tem dificuldade para andar, se ficar na ponta do pé, por exemplo, pode perder o equilíbrio. Muitas vezes a pessoa fica em pé mas fica torta, para abrir espaço na coluna, aliviar a compressão da hérnia e a dor.

    Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna, mas quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo.

     A musculatura das costas ajuda a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar em pé. Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais do homem. O mais importante é prestar atenção à postura e não carregar peso de maneira errada. Primeiro é preciso dobrar o joelho e o quadril, como se a pessoa ficasse de cócoras. Depois trazer o peso para cima do joelho, e aí sim levantar.  Além disso, alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna — são as mais indicadas.

    O exercício em si não provoca a protusão discal, nem a hérnia de disco, a não ser que a pessoa faça movimentos repetitivos de forma errada, com a postura errada. É importante antes de começar os  exercícios, fazer um aquecimento global, tomando os cuidados para não sobrecarregar a coluna,  manter o alinhamento articular, e a estabilização do tronco. Fazer exercícios não é apenas mexer o corpo, tem que pensar e manter a concentração no momento da execução.

    PROCURAR  SEMPRE UM PROFISSINAL ESPECIALIZADO.

    Ter um profissional e só você como aluno é 100% de segurança e aproveitamento nos exercícios.



    Um comentário: