sábado, 14 de abril de 2012

Exercícios físicos na luta contra o vício do cigarro


O coração de um fumante bate num ritmo mais acelerado e sua frequência respiratória é maior que de uma pessoa não fumante. Algumas substâncias presentes no cigarro, como a nicotina, são responsáveis por essas alterações.

Parar de fumar é uma luta. O cérebro de um fumante “acalma-se” ou tem a sensação de prazer após algumas tragadas. A nicotina exerce alterações no funcionamento cerebral e por isso vicia. Mas o que poucas pessoas sabem é que a prática de exercícios físicos pode ajudar na luta contra esse vício.

Não há dúvida de que parar de fumar diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e uma série de outros males que todos – fumantes ou não fumantes – estão cansados de saber. A meu ver, no entanto, fica mais fácil convencer alguém a livrar-se da dependência química se oferecemos uma alternativa. O mais comum é a pessoa deixar o cigarro de lado e começar a comer alimentos ricos em açúcar simples (doces, chocolate,etc.), que estimulam a produção de substâncias ligadas ao bem-estar, como a serotonina. Infelizmente, o excesso de açúcar engorda e aumenta o risco de desenvolver diabetes, ou seja, não é uma “substituição” saudável.

Sugiro que os fumantes considerem a possibilidade de substituir o cigarro pelo exercício físico. Num primeiro momento parece a troca mais difícil de ser feita, mas o exercício físico libera uma série de substâncias que causam bem-estar e melhoram o humor. Com o tempo, será fácil viciar-se nessa sensação prazerosa e saudável.

Como a capacidade cardiorrespiratória do fumante é menor, ele se cansará mais depressa e é normal que seu fôlego seja mais intolerante. Porém, com a prática regular de exercícios, um ex-fumante pode ter a mesma capacidade física de uma pessoa que não fuma. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os que focam a atenção nos movimentos respiratórios.

Por que não substituir um vício por outro?



http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/trocando-de-vicio/
http://www.desejosaude.com.br/noticia/exercicios-fisicos-ajudam-no-combate-ao-cigarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário