sábado, 10 de setembro de 2011

Exercícios Físicos e seus benefícios

A diferença entre um remédio e um veneno é a quantidade que se toma. Atualmente a medicina mostra que isso é verdade. Mas então o que fazer para evitar doenças?

Pesquisas feitas nos últimos anos alteraram todos os conceitos que existiam sobre a relação dos esportes à saúde. 70% dos gastos hospitalares mundiais são por causa de doenças causadas pelo sedentarismo. Só em 1992, a Organização Mundial de Saúde o reconheceu como uma doença. Quando a falta de exercício físico foi analisada a fundo, percebeu-se que ela fazia parte de um dos piores defeitos da humanidade.

Um estudo mostrou que um obeso que faz exercícios tem uma expectativa de vida maior do que um sedentário com o peso correto. Assim, indivíduos ativos com problemas de excesso de colesterol, com diabete ou com hipertensão morrem menos do que sedentários que não possuem nenhum desses males.

A importância da atividade física para melhorar a saúde e o bem-estar torna-se cada vez mais evidente. O que poucos têm é o conhecimento da importância do exercício na cura de doenças crônicas e no alívio de seus sintomas.
Várias doenças como artrite, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, insuficiência cardíaca, entre outros podem ser amenizadas com exercícios. A fisioterapeuta e professora da Universidade de Nova Iorque, Marilyn Moffat, comenta que pessoas que já apresentam estas doenças têm sua habilidade para enfrentar os problemas de saúde aumentada, graças à atividade esportiva.

Exercícios aeróbicos, por exemplo, ajudam a diminuir a pressão sangüínea em pessoas hipertensas e melhoram a circulação periférica em pessoas que apresentam problemas nas articulações e dores constantes. Uma pequena caminhada diariamente pode ser essencial para uma melhor qualidade de vida desses pacientes.

Problemas físicos também podem ser contornados com esportes específicos. A fisioterapeuta lamenta que a maioria dos pacientes com problemas no joelho, por exemplo, evite praticar atividades por medo de piorar a lesão e por desconhecerem a importância do exercício para o tratamento do problema.

Até depressão pode ser combatida com exercícios. Natalie Digate Muth, nutricionista e personal trainer, também enfatiza o benefício da ginástica para pacientes depressivos. Ela afirma que as atividades aumentam o convívio social e que a endorfina produzida pelo nosso organismo durante o exercício mantém um bom humor.

Espero que tenham gostado

Nenhum comentário:

Postar um comentário