segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Joelhos


Quantas vezes escutamos que alguém esta com problemas nos joelhos? Seja em casa, no trabalho, na academia, no futebol, até mesmo nas atividades diárias, por exemplo, subir escadas, correr para "pegar" o ônibus.

O joelho é uma articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela, o joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
A chave para uma articulação de joelho saudável é a estabilidade da articulação.

É capaz de realizar os movimentos de flexão, extensão e alguma rotação interna e externa. Suporta a maior parte do peso corporal em cada passada. Devido sua localização anatômica, é particulamente vulnerável a traumas, pricipalmente na pratica de esportes.

Na pratica de atividades que requeiram repetição constante de movimentos, podem ocorrer processos inflamatórios nos tendões, bursas e outras estruturas anatômicas pelo uso excessivo.

As mulheres fazem parte de um grupo onde são comuns o aparecimento de problemas nessa articulação, por conta da sua anatomia, costumam ser do tipo valgo, isto é, ligeiramente virados para dentro. Essa postura aumenta as chances de lesões como a condromalácia, um desgaste da cartilagem entre o fêmur, o osso da coxa, e a patela, antes conhecida como rótula. Já no homem, pela pratica do futebol, são mais comuns as lesões ligamentares e meniscos. Sendo que o aumento da pratica entre mulheres de espotes com alto empacto, anda aumentando as lesões ligamentares e de meniscos entre as mesmas.

Nem toda lesão de joelho necessita de ser tratada com cirurgia, muitas são possíveis de tratar com fisioterapia e repouso para evitar sobrecarga na articulação.

A melhor maneira de não ter problema não só no joelho, mas como em qualquer articulação, são os exercícios de prevenção. Vai como uma dica simples realizar os exercícios de propriocepção (receptores sensitivos que monitoram os músculos e articulações constantemente). Exemplo: colocar uma almofada no chão e se equilibrar em uma perna só. Desta forma, trabalhará vários músculos do joelho e tornozelo, além do próprio equilíbrio. Para aumentar o grau de dificuldade, pode-se realizar esse mesmo exercício de olhos fechados ou ainda deslocar o peso corporal em várias direções. Manter uma boa flexibilidade da musculatura, também pode evitar lesões.

FICA A DICA!!!
PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA VOCÊ TER UM TREINO CERTO E SEGURO.




Um comentário: