quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O treinamento funcional

Para quem diz que não possui tempo para praticar exercícios físicos, seja qual for o motivo, existem treinos, por exemplo, os treinos funcionais, que não precisamos sair do conforto da nossa casa, com alguns materiais ou até mesmo o próprio peso corporal, conseguimos realizar treinos completos, para todo o corpo.


O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.


Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:
  • Equilíbrio;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Resistência;
  • Coordenação;
  • Velocidade.
O treinamento funcional utiliza diversos materiais como como Fit Bol, plataformas de equilíbrio, elásticos, pára-quedas para corrida, escada de coordenação, slide board,  jump, tornozeleira, pesos, step, fita para treinos em suspensão, bastões, entre outros .

Agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, pular e girar, são algumas atividades do treinamento. Enquanto na musculação se trabalha com cargas, no treinamento funcional o peso do corpo se torna um acessório, sendo trabalhado de forma integrada. 

Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento a qualificação dos profissionais.
Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional.

ANTES DE INICIAREM UM TREINAMENTO, PROCUREM UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPECIALIZADO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário